Governo inicia 3ª edição do Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira para professores franceses
Intercâmbio cultural e educacional oferece uma série de atividades, como palestras, minicursos, oficinas e visitas culturais. O evento segue até o sábado, 16
Para reforçar o intercâmbio entre o Amapá e a Guiana Francesa, o Governo do Estado deu início à 3ª edição do Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira nesta segunda-feira, 11, em Macapá. A programação segue até o sábado, 16, com a participação de professores franceses intercambistas.
A formação é uma imersão linguística, didático-pedagógica e cultural, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que busca promover o aperfeiçoamento do domínio do português e proporcionar uma experiência enriquecedora sobre o contexto educacional, cultural e social do Amapá.
O governador em exercício, Teles Júnior, destacou o orgulho e a responsabilidade do Amapá em fortalecer a integração com a Guiana Francesa, com a qual compartilha uma longa história de proximidade política e cultural, durante um encontro voltado ao intercâmbio cultural e linguístico.
“A educação pode ser a base para, no futuro, alcançarmos uma integração econômica plena, que é o grande objetivo do Estado. Para isso, é fundamental prepararmos as próximas gerações, garantindo um ensino de qualidade tanto no Brasil quanto na Guiana Francesa. O compartilhamento de informações será o alicerce para a verdadeira integração entre os dois povos”, afirmou Teles.
O evento conta com uma série de atividades, com palestras, minicursos, oficinas e visitas culturais. As ações são voltadas ao aperfeiçoamento linguístico e pedagógico, além de promover a valorização da diversidade cultural e a imersão no sistema educacional amapaense.
Os intercambistas também terão a oportunidade de participar de visitas guiadas a escolas da rede pública e de educação profissionalizante, além de explorar o patrimônio histórico e cultural de Macapá.
“Essa cooperação é de alta relevância, para além do intercâmbio linguístico, nós estamos também avançando em outras áreas, como a educação profissional. Os diversos protocolos que estamos assinando fortalecem essa relação, tanto dos nossos professores para a Guiana Francesa quanto dos professores de lá para cá”, pontuou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.
Ela destacou, ainda, que as expectativas para esta edição do Estágio Amazônico são muito positivas, especialmente no fortalecimento da diversidade cultural e no intercâmbio educacional.
“Estamos com 25 intercambistas de diversas áreas, que estarão com nossos professores compartilhando experiências. Isso fortalece muito as nossas relações de troca e ação conjunta, além de ser uma oportunidade de estreitar laços com a Guiana Francesa, especialmente com os municípios de fronteira, como o município de Oiapoque”, reforçou a secretária.
O estágio faz parte de um acordo de cooperação firmado entre o Amapá e a Região Acadêmica da Guiana Francesa, com base no Protocolo de Acordo de 2008, renovado em 2018 e recentemente reafirmado em maio de 2024 pelo Governo do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade