Políticas públicas do Amapá colocam Macapá na rota turística nacional
Capital amapaense está entre os 10 destinos mais procurados em novembro, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur)
Na rota turística nacional, a cidade de Macapá é um dos 10 destinos mais procurados em novembro, de acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur). As iniciativas do Governo do Amapá que fortalecem o setor turístico, como a realização de grandes eventos, contribuem para a capital estar entre as mais atrativas para turistas de diferentes cidades e países.
“Isso é graças a uma política sequencial de eventos que atrai negócios e turistas, que conhecem cada vez mais o nosso Amapá e as nossas cidades. Por isso, nós voltamos com o Carnaval, com a Expofeira, fizemos a Cidade Junina, a Startup20 e vários congressos. Fizemos também a Folia Literária e mais uma vez, vamos fazer o Réveillon da Beira Rio”, destacou o governador Clécio Luís.
Segundo dados do Caged, que apontam o estado como líder na geração de emprego e renda no país pelo quinto mês consecutivo, o turismo é um dos segmentos que impulsiona os números positivos, assim como comércio, bens e serviços.
A valorização e destaque das potencialidades regionais e turísticas foram algumas das políticas públicas adotadas pela atual gestão, que incentivou a retomada da prática de recepção de navios cruzeiros, como o transatlântico de expedição Seabourn Venture, de bandeira das Bahamas, que chegou ao Amapá no fim de outubro, com 250 visitantes norte-americanos e europeus a bordo.
“O Amapá é um local atraente em diferentes aspectos, a partir das tradições culturais, dos pontos turísticos que mantém viva a história local, das belezas naturais e das particularidades amazônicas. As grandes realizações do Governo do Estado, que mostram tudo isso para além das nossas fronteiras, têm refletido nesse destaque nacional e internacional com alcance cada vez maior e proporcionado crescimento econômico e social, com geração de emprego e renda”, ressaltou a secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão.
Outra iniciativa que contribuiu para consolidar a capital amapaense como rota turística no eixo internacional foi a redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), viabilizada pelo Governo do Amapá, que ampliou a oferta de voos com uma nova opção de rota nacional, sem escalas, saindo de Macapá para Guarulhos (SP). A medida diminui as dificuldades encontradas para chegar ao território amapaense, devido à falta de acesso por via terrestre.
Fomento ao turismo
O incentivo aos grandes eventos, como o retorno da Expofeira, em 2023, e a continuidade em 2024, traz não só oportunidades de negócios e geração de emprego e renda, contribuindo para os índices de crescimento econômico, mas também promove setores como o hoteleiro e o turismo.
As grandes realizações que têm colocado o estado em destaque, como o Startup20, a 21ª edição do Simpósio Internacional de Cirurgias Bariátricas, pela primeira vez no Amapá e o 40º Encontro Nacional da Abrasel, têm contribuído para fomentar o turismo amapaense.
Além disso, com o apoio estadual, Macapá foi sede da final do concurso nacional Abrachefs Brasil 2024, em um dos maiores eventos gastronômicos do país, o 18º Festival Brasil Sabor, que atraiu chefs de vários estados para a capital do meio do mundo, em junho.
Deixe seu comentário
Publicidade