Diário Política

Clécio Luís se encontra com Geraldo Alckmin e Helder Barbalho, no Azerbaidjão

Autoridades presentes na COP29 já vislumbram realização da versão 30 do evento climático, em Belém, no próximo ano, chamando-o de COP da Amazônia


 

Douglas lima
Editor

 

Em Baku, no Azerbaidjão, onde acontece a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), o governador do Amapá, Clécio Luís, teve encontro com o representante do presidente Lula no evento, vice-presidente Geraldo Alckmin, e o governador do Pará, Helder Barbalho.

 

O governador Clécio, com a tônica de que o debate do Amapá, em Baku, é o do esforço honesto de conjugar preservação ambiental com floresta em pé e desenvolvimento social e econômico, ouviu de Alckmin o incentivo, o qual chamou de boa notícia, do projeto de lei de mercado regulado de carbono, para valorizar a floresta em pé e monetizá-la.

 

O vice-presidente pontuou que o Brasil é um exemplo, por ter a maior floresta tropical do mundo e a energia renovável mais limpa, além do compromisso com a descarbonização. “Vamos trabalhar para fazer essa boa sinergia: desenvolvimento – com 29 milhões de pessoas da região amazônica, que precisam de emprego, renda e de oportunidade –  e sustentabilidade”, concluiu.

 

Nos encontros, Clécio Luís registrou que a COP29 já é uma preparação para a COP30, que em 2025 será realizada em Belém, e que o Amapá terá uma participação forte, de mãos dadas com o Pará e com os movimentos que vão levar mais uma vez a discussão das mudanças climáticas para a Amazônia.

 

O governador paraense, por sua vez, falou da importância da parceria de todos os estados da região. “A COP será em Belém, mas ela será da floresta, da Amazônia, com todo o seu legado em benefício de nós, que vivemos na região”, previu o gestor do vizinho estado. Helder Barbalho concluiu dizendo que a parceria do Amapá com o Pará, na liderança do processo da COP30, é fundamental para que se possa fazer com que a floresta venha a ter valor e, acima de tudo, o povo da Amazônia possa viver com desenvolvimento e qualidade de vida.

 


Deixe seu comentário


Publicidade