Dia Mundial do Diabetes: Prefeitura de Macapá promove ação de conscientização na UBS São Pedro
Campanha oferece atendimentos gratuitos e orientações para prevenir e controlar o diabetes
Nesta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promoveu uma ação social na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. A campanha, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), tem como objetivo garantir a detecção precoce, orientação, educação e prevenção de complicações causadas pela doença.
A ação foi organizada pela Coordenadoria de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SEMSA e ofereceu verificação de glicemia e pressão arterial, consultas com clínico geral, orientação nutricional, ventosaterapia, massagens e palestra com um educador físico.
De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 537 milhões de pessoas (1 em cada 10) convivem com diabetes no mundo. Além disso, uma em cada duas pessoas com a doença (44%) vive sem diagnóstico, representando cerca de 240 milhões de casos globais.
Conheça os dois tipos mais comuns de diabetes
Diabetes tipo 1: ocorre quando há destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina pelo sistema imunológico. Esse tipo afeta principalmente crianças e adolescentes.
Diabetes tipo 2: ocorre quando há resistência à insulina e deficiência em sua produção. Esse tipo é amplamente evitável por meio de uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.
A rede municipal de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece diversos serviços para auxiliar as pessoas com diabetes, incluindo distribuição de insulina, fitas para teste de glicemia, glicosímetros, exames de hemoglobina glicada, além de monitoramento e busca ativa realizados pelos profissionais nas unidades de saúde.
Graça Irlany, coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, explica que a ação foi pensada para conscientizar os munícipes sobre os principais malefícios da doença, que não pode ser menosprezada.
“Queremos que as pessoas entendam que o diabetes é uma condição crônica e séria, mas que pode ser controlada com cuidado e orientação adequados”, destaca.
Deixe seu comentário
Publicidade