Nota 10

Bando de Brincantes leva o espetáculo QUAQUARELA à Região Norte

O projeto vai promover também palestras e oficinas na segunda quinzena de agosto


O Bando de Brincantes (Porto Alegre/RS) sairá em turnê na segunda quinzena de agosto pela Região Norte com Quaquarela, espetáculo que dialoga com o pensamento infantil e com a cultura popular, além de realizar três atividades conjuntas: um encontro formativo e duas oficinas. O projeto passará pelas cidades de Macapá (de 16 a 19 de agosto) e Boa Vista (de 22 a 25 de agosto).

Quaquarela já foi apresentado mais de 100 vezes em cidades gaúchas, recebendo inúmeras distinções, como os Prêmios Tibicuera de Melhor Dramaturgia, Trilha Sonora e Ator. A montagem tem direção de Viviane Juguero, que também atua na peça. O elenco se completa com Éder Rosa (responsável pelos figurinos, adereços e preparação corporal) e Toneco da Costa, que assina a direção musical e os arranjos.

O projeto engloba apresentações com audiodescrição* e interpretação em Libras, bem como jogos adaptados, oportunizando que a comunidade plural reconheça sua força e sua beleza na diversidade presente em cada indivíduo que compõe o conjunto.

A iniciativa tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em realização do Ministério da Cultura. A entrada para todas as atividades é franca.

Espetáculo QUAQUARELA

O espetáculo foi criado a partir de brincadeiras folclóricas, quadrinhas, parlendas e adivinhas populares. Há situações lúdicas, transformadas constantemente, com música ao vivo, acrobacias e materiais cenográficos. A intenção não é descrever cenas do folclore, mas sim, vivenciar a beleza da cultura popular, a cada encontro, mostrando que ele é vivo e pulsante, no exato momento em que é vivenciado, unindo diversas gerações, alegremente. Em cena, o pirata da perna-de-pau, a bruxa da manteiga, o pintor de Jundiaí, soldados e muito mais. Há uma íntima ligação entre falas e canções, compondo uma dramaturgia performativa baseada na lógica lúdica do pensamento infantil, mobilizando os sentidos e instigando a imaginação.

Oficina BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

A partir de brincadeiras cantadas e movimentações acrobáticas serão apresentadas reflexões sobre jogos, canções e folguedos populares nas criações cênicas destinadas às crianças e em atividades de desenvolvimento infantil.

Oficina JOGOS PARA TODOS

O grupo será convidado a experimentar distintas formas de realização de brincadeiras populares, por meio de estímulos diversos, utilizando instrumentos musicais e objetos lúdicos. Em meio à prática, serão propostas reflexões sobre como cada grupo pode construir, ativamente, brincadeiras adaptadas à diversidade de que é composto.

Palestra PESQUISA: Teatro e Desenvolvimento Infantil

No encontro, será abordada a importância da arte teatral no desenvolvimento humano como um todo (sensorial, perceptivo, emocional, social e cognitivo). Serão apresentadas reflexões sobre a lógica lúdica do pensamento infantil e sobre a importância da brincadeira e da arte nas elaborações subjetivas da criança.

Bando de Brincantes

O Bando de Brincantes é um coletivo de arte que tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. O gosto da descoberta, o encantamento do teatro, da música, da literatura, da ilustração, o desafio da criação e a adrenalina do jogo são fontes de sabedoria e de prazer. Com mais de uma década de trajetória o grupo realiza espetáculos, livros, CDs e promove oficinas, cursos e palestras.

Dentre os principais trabalhos do Bando de Brincantes estão os espetáculos CANTO DE CRAVO E ROSA, JOGOS DE INVENTAR, CANTAR E DANÇAR e QUAQUARELA. Todos os trabalhos receberam Prêmios e reconhecimento de público e crítica.

 Programação em Macapá:

16/08/2016 – 14h – Oficina BRINCADEIRAS POPULARES, na Fortaleza de São José de Macapá

17/08/2016 – 14h30 – Apresentação do espetáculo QUAQUARELA no Teatro das Bacabeiras

18/08/2016 – 10h – Apresentação do espetáculo QUAQUARELA no Teatro das Bacabeiras

18/08/2016 – 14h30 – Apresentação do espetáculo QUAQUARELA, com audiodescrição e libras, no Teatro das Bacabeiras

19/08/2016 – 9h – Palestra PESQUISA: Teatro e Desenvolvimento Infantil, na UNIFAP

19/08/2016 – 14h – Oficina JOGOS PARA TODOS na Fortaleza de São José de Macapá

*Para acompanhar a peça através da audiodescrição basta levar um rádio FM com fones de ouvido (celular com rádio FM).
**As apresentações que contam com o recurso da audiodescrição oferecem um tour tátil pelo cenário do espetáculo. Para tanto, solicita-se que os espectadores com deficiência visual cheguem ao teatro 30 minutos antes do início da sessão.


Deixe seu comentário


Publicidade