Heraldo Almeida

“Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”


 

Enredo da Grande Rio para o carnaval 2025, no Rio de janeiro.

Guiados por uma música de Dona Onete, vamos navegar pelos Carimbós para contar o encontro das Princesas Turcas Ajuremadas com as Encantarias da Amazônia!

De autoria dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, em parceria com a pesquisadora convidada Rafa Bqueer, o enredo propõe um mergulho nas águas amazônicas e uma jornada mística que mistura palácios, pajelanças, incensos, igarapés, Encantarias e terreiros de Tambor de Mina. Tudo isso perfumado com ervas e conduzido pelo ritmo e pelas letras do Carimbó!

As Belas Turcas são as mais queridas entidades da Mina paraense. Os tambores do Carimbó são os Curimbós, que possuem nomes próprios e expressam a voz dos Encantados. Saudando as “Quatro Contas” da sua vida, Dona Onete homenageia as suas protetoras: Mariana, Jarina e Herondina, as Belas Turcas; e a Cabocla Jurema, que personifica a própria floresta.

O título evoca a ancestralidade indígena. As Princesas se confundem com o fenômeno da pororoca e são saudadas dessa forma, nas doutrinas (modo como são chamados os “pontos” do Tambor de Mina). Já a palavra “Parawara”, numa tradução livre, quer dizer “habitante do rio” ou “oriundo do rio”. Se “pororoca” é “estrondo”, algo que arrebenta, falamos da voz de quem mora nos rios, dessa voz que vem do fundo.

 

 

***********************************

Su devota dé São José
Lá da bêra du rio-mar
Onde Cristo lavú os pé
Quando veio mé batizá

Dante Ozzetti/Joãozinho Gomes

***********************************

 

 

Negritude

Continua a programação do 29º Encontro dos Tambores, no Centro de Cultura Negra – Laguinho, a partir das 18h30. Muita ancestralidade e cultura em destaque.

 

Força

Piratas da Batucada vem com força para o carnaval de 2024. Equipe de profissionais toda contratada e alinhada para os trabalhos que já iniciaram. A tetra campeão (2015/2020/2023/2024) está trabalhando sem propaganda, seguindo a estratégia adotada. Vem novidade aí.

 

Prazo

Escolas de samba do Amapá têm até 30 de setembro para entregarem os demos dos sambas de enredo para a Liesap. Essa exigência está no regulamento, esse aprovado pelo Conselho de Representantes da Liga.

 

Reggae

Nova banda amapaense, Sou Reggae Brasil, já em estúdio gravando o primeiro disco com músicas autorais. Alguns clipes já estão disponíveis no canal @sou.reggae, no Instagram.

 

Destaque

O intérprete oficial de Piratas Estilizados, o jovem Catatau, vem se destacando no cenário do carnaval das escolas de samba com sua voz forte, timbre único e estilo próprio. 2025 será o seu segundo ano como cantor número 1 de uma escola de samba. Parabéns.

 

Sambódromo

O primeiro carnaval no sambódromo acontecer em 1997, tendo o empresário Rodolfo Juarez como presidente da Lida das Escolas de Samba. Piratas da Batucada sagrou-se campeão naquele ano, do grupo especial. #História.

 

Harmonia

Em desfile de escola de samba, Harmonia é o canto. Sendo um dos quesitos mais complicados do carnaval, a Harmonia está relacionado a ingredientes mágicos das escolas de samba.

Os jurados avaliam o canto dos componentes e como ele se entrosa com o ritmo da bateria, acompanhados pelos intérpretes da agremiação.

 

*********************************************************************************************************