Política

Fim do isolamento: Presidência da República autoriza dois lotes de asfaltamento da BR-156  

Ministro Renan Filho assina ordens de serviço na segunda-feira, dia 25, na rodovia que ligará o Amapá à malha viária brasileira, demanda histórica da população amapaense


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

As obras da BR-156, rodovia essencial para ligar o Amapá ao restante do Brasil por via terrestre, serão retomadas. O ministro dos Transportes, Renan Filho, vai assinar duas ordens de serviço autorizando a pavimentação de aproximadamente 116 quilômetros da estrada, durante visita ao estado nesta segunda-feira (25).

 

 

No total, serão investidos cerca de R$ 550 milhões via Novo PAC. As obras do lote 1 conectam a capital Macapá a Laranjal do Jari, perto da fronteira com o Pará, no sul do estado. Elas vão do Km 27 ao 87,10, totalizando 60,1 quilômetros de intervenções. A segunda ordem de serviço corresponde às obras do lote 3, entre Calçoene e Oiapoque, ao norte do estado, e englobam segmento desde o Km 687,73 até o 743,73 – no total, 56,04 quilômetros de extensão.

 

O estado está desconectado da malha viária brasileira. Para chegar ou sair do Amapá atualmente é necessário utilizar transporte aéreo ou viário, o que aumenta a condição de isolamento da região. A falta de pavimentação em grande parte da BR-156 também dificulta a mobilidade para quem está dentro do território amapaense, impondo riscos e aumentando consideravelmente o tempo de viagem.

 


Deixe seu comentário


Publicidade