Delegação amapaense recebe passagens para disputar as Paralimpíadas Escolares 2024
Competição inicia na terça-feira, 26, e vai até o dia 29. A iniciativa é idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro
O Governo do Amapá entregou 76 passagens aéreas para a delegação de estudantes-atletas que representarão o estado nas Paralimpíadas Escolares 2024, em São Paulo. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para competir em diversas modalidades.
Os jovens amapaenses disputarão provas de tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha-paralímpica, natação, atletismo e parabadminton. A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou a importância do apoio governamental ao esporte como ferramenta educacional.
“Acreditamos no esporte como um poderoso aliado no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Então, é com grande satisfação que, mais uma vez, investimos na participação do Amapá em eventos nacionais. Desejamos uma boa viagem e ficaremos na torcida por estes estudantes que já são vitoriosos”, ressaltou Sandra.
Os atletas foram selecionados nas etapas estaduais realizadas em junho, no Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá. A delegação viajará acompanhada por profissionais das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Desporto e Lazer (Sedel), que oferecem suporte técnico e logístico.
“As Paralimpíadas Escolares são uma oportunidade única para nossos jovens. Não se trata apenas de competir, mas de vivenciar momentos que contribuem para o desenvolvimento humano e a inclusão social. Estou confiante de que o Amapá será bem representado, e esses estudantes já são um exemplo de superação para todos nós”, afirmou o coordenador paralímpico da Sedel, Rodrigo Ikegami.
Entre os integrantes da delegação está Marcus Boaz, de 13 anos, que participará pela segunda vez das Paralimpíadas Escolares na modalidade parabadminton. O jovem atleta já carrega no currículo experiências em competições nacionais e está determinado a trazer bons resultados para o estado.
“É uma honra representar o Amapá novamente. Tenho treinado muito e quero dar o meu melhor na competição. Sei que posso ir ainda mais longe este ano. O esporte me trouxe muitos amigos, disciplina e a chance de mostrar que podemos superar qualquer desafio”, declarou o estudante-atleta.
Paralímpiadas Escolares
A primeira edição das Paralimpíadas Escolares aconteceu em 2009 e foi considerada um dos maiores eventos de desporto para crianças e adolescentes em idade escolar.
No Amapá, são selecionados atletas nas modalidades bocha e atletismo, divididos em grupos conforme o grau de deficiência, que vão representar o estado na etapa nacional, de 25 a 30 de novembro, em São Paulo (SP). O Amapá já participa da competição há 12 anos consecutivos.
A competição proporciona oportunidades para atletas com habilidades excepcionais, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades além das limitações físicas. O evento também reforça valores de igualdade e superação, inspirando a sociedade a valorizar a diversidade e a promover o respeito às habilidades individuais.
Deixe seu comentário
Publicidade