Paulo Silva
Clamando por justiça
O Promotor de Justiça da comarca de Amapá, Hélio Paulo Furtado, recebeu familiares e amigos de Antônio Candeia Oliveira, o Maranhão, assassinado com tiros de arma de fogo no sábado (23), em área rural do município. Houve manifestação por justiça em frente à Promotoria de Amapá. O caso é investigado pela Polícia Civil, e o Ministério Público do Amapá (MP-AP) acompanha o procedimento policial, adotando as medidas para que o julgamento ocorra em curto espaço de tempo e não sofra pressões de agentes políticos. O crime foi motivado por disputa de posse de terrenos rurais. O ato foi filmado e as imagens circularam em redes sociais. O empresário Francisco Canindé, marido da prefeita eleita Kelley Lobato, e o sargento da reserva do Exército Brasileiro, Antônio Carlos Lima, são investigados no caso. O militar efetuou diversos disparos na vítima, a mando de Francisco Canindé.
Vida urbana
Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), foi realizado, nesta segunda-feira (25), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) o Seminário “Pacto pela Sustentabilidade dos Municípios e Qualidade de Vida Urbana”. O evento reuniu arquitetos, urbanistas, representantes das prefeituras, professores e estudantes para debater políticas públicas que promovam cidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes. Foi apresentada “Carta Aberta aos Candidatos Municipais”, um documento elaborado pelo CAU/BR com propostas para gestores que assumirão os municípios no período de 2025 a 2028. O texto destaca a necessidade de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela ocupação desordenada das cidades, viabilizando planejamento urbano, infraestrutura e políticas públicas que garantam a função social das cidades.
Nota máxima
A Licenciatura em Letras Libras/Português, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), conquistou conceito máximo da Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação de curso ocorreu entre 11 a 13 de novembro e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca garantir a qualidade da educação superior ofertada no país. A coordenadora da licenciatura, Profa. Dra. Sâmela Ramos, atribui a nota cinco ao trabalho da comunidade acadêmica do curso realizado ao longo dos dez anos da graduação, completados em 2024.
Inovatech em Santana
O prefeito Bala Rocha, acompanhado de técnicos de diversas secretarias municipais de Santana, participou da apresentação oficial do projeto que detalha a estrutura física e logística da segunda edição da Feira de Inovação e Tecnologia (Inovatech), programada para 14, 15 e 16 de dezembro. O evento será realizado na Avenida Santana e tem como objetivo destacar o melhor dos setores de empreendedorismo, gastronomia e expressões artísticas e culturais do município. As inscrições podem ser realizadas por meio de um link no Portal da Cultura de Santana, e dúvidas podem ser esclarecidas com os técnicos da Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult).
Compartilhamento de dados
Firmado acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, a Superintendência do INCRA no Amapá e o Instituto de Terras (Amapá Terras), tendo como objetivo a efetivação de parceria institucional voltada para o compartilhamento de bases de dados, serviços, conhecimentos, técnicas, métodos, soluções gerenciais/tecnológicas e outras voltadas para o aprimoramento na gestão e o fortalecimento da Governança Fundiária e da regularização fundiária e execução descentralizada dos serviços de cadastro rural no estado do Amapá para fins de regularização fundiária em terras estaduais. A validade do acordo, assinado dia 22 deste mês, é de 36 meses.
Energia solar em debate
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realizou a Rodada de Negócios da Energia Solar. O objetivo é movimentar e desenvolver o setor; a rodada de negócios promoveu a integração entre as empresas e os empreendedores interessados. O evento ocorreu no Escritório Regional do Sebrae em Santana. Participaram da rodada quatro empresas âncoras e foram convidados 30 empresários flutuantes para conhecerem as ofertas e serviços oferecidos.
Violência nos estádios (foto do Davi)
Restando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), pode avançar na análise de projetos para coibir a violência nos estádios. Dois projetos sobre o tema estão na pauta da reunião da comissão de quarta-feira (27). Uma das propostas prevê aumento da pena, que pode chegar a oito anos de prisão, se o ato resultar em morte ou lesão corporal grave. Outra prevê que torcedores podem ser banidos dos estádios por um período de 1 a 10 anos.
Feriados e enforcamentos
Diferentemente de 2024, ano carente de feriados prolongados com muitas datas festivas caindo no meio da semana, o ano que vem será farto em feriadões. Além dos que se repetem ano a ano como Carnaval e Semana Santa, em 2025 as datas emendadas em fins de semana chegam a sete. Estão incluídos, por exemplo, Tiradentes, de 18 a 22 de abril; e Dia do Trabalhador, de 1º a 3 de maio. Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Finados e Proclamação da República também darão chance para muita gente “enforcar”. Embora alguns setores da economia reclamem do excesso de folgas, as áreas de turismo e de eventos comemoram.
Extinção de feriados
O deputado Marcos Pollon (PL-MS) apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que sugere a extinção dos feriados que ocorrem de segunda a sexta-feira. Pollon, ainda, propõe que os feriados dos dias úteis sejam transferindo-os para os domingos. Segundo o deputado, vice-líder do PL na Câmara dos Deputados, o objetivo da medida é que o país se torne mais competitivo. A ideia foi apresentada com outras sugestões trabalhistas. Ele diz que a medida traria benefícios à economia do país, eliminando o que considera uma das principais barreiras à produtividade a interrupção provocada pelos feriados.
Atendimento no Bailique
Após 12 horas de navegação pelo rio Amazonas, o barco da Justiça do Amapá, por meio do Programa Justiça Itinerante, chegou à Vila Progresso, no Distrito do Bailique. Sob a coordenação do juiz Robson Damasceno, cerca de 100 profissionais de diversas instituições parceiras realizam, até 30 de novembro, mais uma Jornada Fluvial ao arquipélago. A ação busca atender demandas das comunidades ribeirinhas das localidades de Vila Progresso, Limão do Curuá, Vila Itamatatuba e Ipixuna Miranda.
Corrida de rua
No domingo, 8 de dezembro, feriado pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, a Prefeitura de Macapá realiza a Corrida Festival Fim de Ano, com um percurso de 6 km na interligação do bairro Cidade Nova e os principais pontos turísticos da orla. As inscrições iniciam nesta terça-feira (26) a partir das 10 horas. A retirada do kit deverá ser feita nos dias 5 e 6 de dezembro, das 10h às 18h na Center Kennedy da Av. Coaracy Nunes entre as ruas São José e Cândido Mendes.
Paz em Casa
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) iniciou, nesta segunda-feira (25), a 28ª Semana da Campanha Justiça pela Paz em Casa (a terceira do ano de 2024), que acontece até sexta-feira (29). A ação concentra esforços para agilizar processos relacionados à violência de gênero e promover a conscientização sobre o tema. Cerca de 100 audiências estão programadas, em todo o estado, sendo 45 em Macapá e 43 em Santana. As demais serão distribuídas nas comarcas do interior do Amapá.
Rapidinhas
Apoio – Prefeitura de Santana informou que o deputado Jory Oeiras destinou emenda parlamentar de R$ 50 mil para a Casa de Acolhida de Idosos Padre Luiggi Brudadelli. O termo de fomento já foi assinado.
Escondidos – O Brasil tem 10 mil procurados pela Justiça há mais de 10 anos, mostram dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Corpo – Suposta carta psicografada conta como foi a morte de Eliza Samudio e onde está o corpo. A vidente Chaline Grazik diz que recebeu as informações por meio de uma carta psicografada atribuída a modelo. O corpo de Eliza estaria no fundo de um rio.
**********************************************************************************************