Política

Clécio alinha vantagens do trecho norte da BR 156 quando estiver todo asfaltado

Gestor amapaense apresenta aspectos simbólicos e os benefícios econômicos que virão quando pavimentação da rodovia federal no estado chegar à cabeceira da ponte binacional no Oiapoque


 

Douglas Lima
Editor

 

O governador Clécio Luís, na manhã desta terça-feira, 26, dia seguinte ao início das obras de conclusão do asfaltamento do trecho norte da BR 156, destacou o simbolismo que representa esse trabalho e ao mesmo tempo o benefício que trará principalmente para o Amapá e a Guiana Francesa.

 

Como simbolismo, o gestor amapaense lembrou as dezenas de anos, mais ou menos oito, em que a BR 156 vem sendo construída, sendo a obra viária mais antiga do Brasil e talvez do mundo. Outro simbolismo apresentado foi que a rodovia leva à maior fronteira que a França tem no planeta – 700 quilômetros.

 

 

“De Macapá ao Oiapoque, nós temos 600 quilômetros, e a nossa fronteira com a Guiana Francesa, de 700 quilômetros de extensão, é a maior que a França europeia tem no mundo, aqui do outro lado do oceano”, constatou o governador Clécio Luís.

 

As declarações foram dadas no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), onde o gestor citou outros simbolismos sob influência da BR 156: Base Aérea de Kourou e Museu Aeroespacial. “Então, asfaltar esses pouco mais de 100 quilômetros é importante e simbólico”, constatou.

 

 

Clécio pontuou que Amapá e Guiana Francesa vivem bom relacionamento, no momento, com interesses recíprocos de manutenção do recente acordo transfronteiriço, que sucede, pela ordem, o acordo entre os então presidentes FHC e Jacques Chirac e o acordo binacional.

 

O governador mostrou que uma das exigências francesas para o comércio entre o Brasil e o departamento ultramarino é o asfalto brasileiro chegar até à cabeceira da ponte binacional que passa sobre o rio Oiapoque, o acidente geográfico que divide o município amapaense da Guiana Francesa.

 

Com a rodovia toda asfaltada até ao Oiapoque, anteviu Clécio Luís, o transporte de cargas e passageiros do Porto de Santana ao Oiapoque, e de lá para a Guiana Francesa, se tornará uma realidade, com condições de abastecer não só Caiena, mas também Suriname e as Antilhas.

 

O gestor também mostrou que com o asfaltamento poderá ser feito com segurança o transporte de turistas que vêm da Europa para a Guiana Francesa, e que poderão entrar no Brasil através de Oiapoque. “Com a BR 156 asfaltada, não só Oiapoque será beneficiado, mas todos os municípios do estado, principalmente Macapá”, previu o governador.

 

Clécio ainda falou sobre a extensão sul da BR 156, que já tem um trecho sendo asfaltado pelo Exército Brasileiro, e que agora, de acordo com Ordem de Serviço assinada pelo ministro dos transportes, Renan Filho, o serviço também será feito em 60 quilômetros, saindo de Laranjal do Jari.

 


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