Cidades

Prefeitura de Macapá atende mais de 38 mil alunos da rede pública pelo Programa Saúde na Escola

Noventa escolas foram assistidas pelo PSE, que promove saúde integral aos estudantes e reforça o acesso à educação no ciclo 2023/2024


 

A Prefeitura de Macapá conclui o ciclo (2023/2024) do Programa Saúde na Escola (PSE), com resultados positivos no atendimento à comunidade escolar. A iniciativa, vinculada aos Ministérios da Saúde e da Educação, alcançou 64,44% das escolas pactuadas no município, mais de 38 mil alunos. Durante este ciclo, foram realizadas mais de 800 ações para crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino.

 

 

Com a cobertura em 90 escolas municipais e estaduais, o PSE em Macapá se destacou pelo bom desempenho em diversas áreas de saúde. Entre as atividades realizadas em destaque, o de saúde bucal atingiu cerca de 8.859 estudantes, com atendimentos, aplicação de flúor, palestras sobre higiene bucal e distribuição de kits de higiene.

 

Além disso, as ações abrangem outros eixos prioritários, como: alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da atividade física, saúde mental, ocular, auditiva e bucal, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva, promoção de direitos humanos, cultura de paz, prevenção à violência e incentivo à vacinação.

 

 

”O programa é fundamental para unir saúde e educação, levando cuidados necessários aos estudantes de Macapá. Nosso compromisso para o próximo ciclo é ultrapassar os 64,44% que alcançamos em 2023/2024, e continuar promovendo ações à comunidade escolar”, afirma Érica Aymoré, secretária municipal de Saúde.

 

O PSE, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, fortalece o enfrentamento das vulnerabilidades que afetam estudantes da rede pública. Em Macapá, o programa reforça o compromisso da prefeitura e expande o acesso aos serviços de saúde às comunidades locais.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade