Nota 10

Programa Casamento na Comunidade realiza sua última edição em Macapá e oficializa a união de 100 casais

A iniciativa contou com a participação da coordenadora do programa, juíza Joenilda Lenzi, e apoio do Cartório Jucá com a celebração, que foi conduzida pela juíza de paz, Thaynara Maciel


 

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) promoveu, na noite de terça-feira (26), mais uma edição do Programa Casamento na Comunidade, às 17h, na Sede dos Magistrados, em Macapá. A cerimônia reuniu 100 casais que oficializaram suas uniões e realizaram o tão esperado sonho de dizer “sim”. A iniciativa contou com a participação da coordenadora do programa, juíza Joenilda Lenzi, e apoio do Cartório Jucá com a celebração, que foi conduzida pela juíza de paz, Thaynara Maciel.

 

Com um histórico marcado por relatos de amor e superação, a última edição de 2024 em Macapá foi um marco na trajetória do programa, que consolida mais uma vez o papel do Judiciário amapaense na promoção da cidadania e inclusão.

 

Entre os participantes desta edição, está o casal Suzana Tavares Barriga e Rodolfo Ferreira dos Santos. Ele compartilham uma trajetória de amor, após 13 anos juntos. Após enfrentar dificuldades financeiras, eles enxergaram no programa a chance de realizar um sonho antigo.

 

“Sempre tivemos o sonho de nos casar, mas não tínhamos dinheiro para arcar com os custos. Soubemos do programa por meio de um amigo da igreja que trabalha no cartório. A gente sabe que os custos de um casamento são muito altos e aproveitamos a oportunidade para realizar esse sonho perante a sociedade e a Deus”, comentou Suzana.

 

A coordenadora do programa, juíza Joenilda Lenzi, avaliou o impacto da iniciativa e destacou a transformação social que ela promove, especialmente para moradores de municípios mais afastados da capital. “Como coordenadora e representante do Tribunal de Justiça, estou muito feliz com a realização de mais uma cerimônia, proporcionando aos casais a oportunidade de viver esse momento único em suas vidas. Ainda nesta semana, teremos casamentos no interior, em Serra do Navio e Pedra Branca, além de mais dois em Laranjal do Jari e Vitória do Jari, que irão transformar vidas nesses municípios mais distantes”, pontuou a juíza.

 

Ainda em clima de romance, a juíza reforçou a realização da cerimônia de renovação e votos que ocorrerá no último mês do ano de 2024. “No final do ano, agora em dezembro, vamos fechar com chave de ouro, com a renovação de votos matrimoniais. Então, aqueles que já estão casados no civil e têm interesse em viver essa emoção novamente, nos procurem que ainda tem vaga”, afirmou Joenilda.

 

Casamento na Comunidade

O Casamento na Comunidade não se limita à celebração. Ele também ajuda os casais a viabilizarem o acesso ao registro civil. Com isso, o programa fortalece a inclusão social e contribui para a regularização documental, oferecendo maior segurança jurídica aos noivos e seus familiares.

 

O programa, que começou em 2002 sob o nome “Casamento Comunitário”, já oficializou a união de centenas de casais ao longo de seus mais de 21 anos. Seu público principal inclui casais que convivem maritalmente e desejam formalizar a união. Para participar, é necessário que ambos sejam legalmente solteiros, viúvos ou divorciados e já proporcionou mais de 15 mil uniões ao longo de sua existência.

 

Inscrições

As inscrições para o casamento comunitário acontecem sempre do dia 1 até dia 20 de cada mês. Os interessados devem procurar a Central de Conciliação, que funciona no Fórum de Macapá, localizado na Av Fab Nº 1737, no bairro Central. O horário de funcionamento é 07h30 às 18h, sem interrupção.

 


Deixe seu comentário


Publicidade