Fortalecer a agricultura familiar pode acabar com a fome no Brasil, diz especialista
Para Rodrigo Zani investir na Agricultura Familiar é essencial para combater a fome, gerar empregos e promover a sustentabilidade
Cleber Barbosa
Da Redação
O Brasil ao longo do tempo atingiu o patamar de terceiro maior exportador do agronegócio mundial. Muito embora tenhamos uma agricultura ultra-fortalecida ainda existem vivendo entre nós cerca de 15 milhões de cidadãos brasileiros em estado de severa insegurança alimentar, isso significa estado de fome.
Rodrigo Zani, secretário de Formação Política da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar do Brasil (UNICAFES), questiona como pode o país do agro não conseguir alimentar os seus cidadãos?
A resposta não está no acaso, mas na falta de planejamento de políticas públicas adequadas. Para ele a solução para essa tragédia brasileira pode estar no fortalecimento da Agricultura Familiar!
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aproximadamente 70% dos alimentos que chegam até a mesa do povo são advindos da Agricultura Familiar. “Cerca de 7.000 produtos oferecidos ao consumidor brasileiro tem o selo da Agricultura Familiar”, complementa o especialista.
Quase 77% das propriedades rurais brasileiras são especificadas nos padrões da Agricultura Familiar, empregando mais de 10 milhões de pessoas em todo país, gerando uma receita de mais de 106 bilhões de Reais. Sem dúvidas a Agricultura Familiar representa um importantíssimo recorte do agronegócio.
Sem financiamento adequado para investimento em tecnologia e inovação, falta de infraestrutura, pouca qualificação técnica e dificuldade para agregar valor comercial e escoar a produção a Agricultura Familiar muitas vezes patina e quem sofre é o povo que passa fome nesse País. Investimentos em Políticas Públicas com apoio científico podem virar esse jogo e transformar os agricultores familiares nos grandes heróis do combate à fome e insegurança alimentar no Brasil.
A Agricultura Familiar tem maior vocação para preservação ambiental pelas características da forma de produzir alimentos. Representa com muita eficiência os valores sócio-ambientais que devem nortear todo o agronegócio. Serve de modelo e inspiração!
Por fim, Rodrigo Zani diz que a solução para a fome no País pode estar na Agricultura Familiar, que deve ter ações governamentais no sentido de formatação de uma rede completa de apoio que proporcione segurança para que os pequenos produtores exerçam a sua vocação de produzir alimentos saudáveis e que cheguem efetivamente à mesa de todos os brasileiros. Isso poderia representar o fim da fome!
Ser campeão mundial do agronegócio, com gente passando fome no País, não adianta nada. Para o sucesso do Agronegócio e do Governo brasileiro estarem completos é imprescindível erradicar definitivamente a fome no Brasil!
Deixe seu comentário
Publicidade