Nota 10

Favelart, uma obra afirmativa de quem mora na periferia

Lançamento do livro ocorre neste sábado, dia 30, na Bibliogarden, do Garden Shopping; Jojo Dieira, a autora, é simpática jovem graduada em odontologia e acadêmica de engenharia química, mas também chegada às letras


 

Douglas Lima
Editor

 

“A periferia vai invadir o shopping”. Dita assim, de supetão, a expressão gera impacto negativo em virtude do quanto há de rejeição social aos moradores dos arrabaldes das cidades brasileiras, notadamente se são pretos, negros ou de cor, como se costuma dizer, com ar de racismo.

 

Mas a frase a periferia vai invadir o shopping foi realmente dita na manhã desta sexta-feira, 29, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9). A invasão vai ocorrer ao Garden Shopping pouco antes das 18h30 de sábado, dia 30 de novembro, para o lançamento do livro Favelart, de Jojo Dieira.

 

 

A autora da expressão foi justamente a Jojo Dieira, ao anunciar o lançamento da obra literária na Bibliogarden, do Garden Shopping, e contar o que vai rolar no ambiente como introdução ao momento dos autógrafos e o epílogo da programação.

 

Apresentações musicais, declamação de poesias, manifestações culturais e várias outras atividades vão acontecer na Bibliogarden em razão do livro Favelart, no dizer da autora, uma obra afirmativa em que o termo NÃO absolutamente não é usado.

 

Mas Jojo Dieira abre uma exceção, quanto ao NÃO, por causa da importância da frase, colocada no epígrafe (A Arte que liberta não pode vir da mão que escraviza), e o autor, Sérgio Vaz, no Manifesto Antropofagia Periférica, 2000.

 

Jojo Dieira, batizada Joana Dias, é uma simpática jovem graduada em odontologia e acadêmica de engenharia química. Com ancestrais no Quilombo Igarapé do Lago, em Santana, ela, também chegada às letras, mora na periferia de Macapá. Favelart é o seu primeiro livro, mas escritos seus podem ser encontrados nas redes sociais, principalmente na forma poética.

 


Deixe seu comentário


Publicidade