Esportes

‘É incrível representar o nosso estado’, destaca jovem amapaense que participa das Paralimpíadas Escolares

Nadador Josué Serrão, de 15 anos, compete pela terceira vez no torneio que acontece até este sábado, 30, em São Paulo


 

As Paralimpíadas Escolares têm se destacado como um importante evento de inclusão e socialização, reunindo jovens de todo o país para celebrar o esporte e superar desafios. Um dos representantes do Amapá na edição deste ano é Josué Serrão, de 15 anos, que estuda na Escola Estadual Antônio Munhoz, e é natural de Laranja do Jari.

 

Com trajetória marcada por perseverança, Josué participa da competição pela terceira vez, disputando as provas de natação nas modalidades peito, costa e crawl. Ele já participou de provas de atletismo e atualmente está treinando tiro ao arco para poder competir. O estudante-atleta conta que o evento é um importante momento para interação.

 

 

“A cada edição, faço novas amizades e aprendo mais sobre o esporte e sobre mim mesmo. É uma sensação incrível poder representar meu estado e conhecer jovens com histórias tão inspiradoras e poder competir com eles. Torna a experiência indescritível”, ressaltou o jovem.

 

Ao todo, são 40 paratletas que vão disputar tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, atletismo e parabadminton. A delegação está acompanhada por profissionais das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Desporto e Lazer (Sedel), que oferecem suporte técnico e logístico.

 

Paralímpiadas Escolares

A primeira edição das Paralimpíadas Escolares aconteceu em 2009 e foi considerada um dos maiores eventos de desporto para crianças e adolescentes em idade escolar.

 

No Amapá, os atletas foram selecionados nas modalidades bocha e atletismo, divididos em grupos conforme o grau de deficiência, e representam o estado na etapa nacional até este sábado, 30, em São Paulo (SP). O estado já participa da competição há 12 anos consecutivos.

 

A competição proporciona oportunidades para atletas com habilidades excepcionais, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades além das limitações físicas. O evento também reforça valores de igualdade e superação, inspirando a sociedade a valorizar a diversidade e a promover o respeito às habilidades individuais.

 


Deixe seu comentário


Publicidade