Cidades

Corpo de Bombeiros do Amapá e Grupo Tático Aéreo atuam para controlar fogo na Lagoa dos Índios

O fogo, que iniciou na quinta-feira, 28, se estendeu pela tarde desta sexta-feira, 29, quando os trabalhos foram intensificados devido ao excesso de fumaça


 

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá, com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), atua continuamente nos trabalhos de combate a um incêndio em uma área extensa na Lagoa dos Índios, na zona oeste de Macapá. O fogo, que iniciou na quinta-feira, 28, se estendeu pela tarde desta sexta-feira, 29, quando os trabalhos foram intensificados devido ao excesso de fumaça.

 

De acordo com o CBM, o local é de difícil acesso devido às áreas alagadas, que em alguns perímetros tem profundidade que podem colocar em risco a segurança dos combatentes. Também foram registrados alguns focos subterrâneos, por isso a atenção maior para novas combustões na mata.

 

O GTA integrou a força-tarefa de combate com o uso de Bambi Bucket, uma espécie de balde que é abastecido de água e içado ao helicóptero Gavião 01, para despejar o líquido em cima dos focos de incêndio. Viaturas do Corpo de Bombeiros foram estacionadas em áreas seguras para que as equipes avançassem pela mata.

 

 

“É um local que possui uma vegetação bem densa que dificulta nosso acesso ao foco. Adotamos algumas estratégias e de início atuamos fazendo uma varredura do fogo, que é bastante extensa. Ao tentar avançar para acessar a área mais interna da Lagoa dos índios, mais próxima aos focos distantes, encontramos dificuldade porque tinha muito charco, ou seja, lama e alagado”, explicou o superior do dia do CBM, major Diego Albuquerque.

 

O militar informou, ainda, que os agentes continuam o combate para minimizar os efeitos de incômodo da fumaça que atinge a população que reside próximo ao local, além de evitar que o fogo se alastre ainda mais.

 

 

“O combate começou às 2h30 da tarde e com apoio do GTA, conseguimos minimizar os efeitos, e continuamos trabalhando para isso, mas a ação de combate ainda não está finalizada”, alertou Albuquerque.

 


Deixe seu comentário


Publicidade