Reconstrução da Escola Estadual Ruth Bezerra entra em fase de acabamentos
Serviços já estão com mais de 80% concluídos na 1ª requalificação que o local recebe após 41 anos
Em continuidade aos trabalhos de reformulação dos ambientes educacionais do Amapá, o Governo do Estado avança nas obras da Escola Estadual Professora Ruth de Almeida Bezerra, no bairro São Lázaro, em Macapá. As frentes de trabalho atuam nos acabamentos, com mais de 80% dos serviços já realizados em diferentes espaços e na reestruturação da área externa.
Na etapa atual, coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), as ações se concentram no paisagismo, calçadas, na finalização do forro, todo feito em gesso, e nos ajustes dos blocos 2 e 3 para, na sequência, dar início às atividades na quadra poliesportiva com a troca do telhado, do gradil e reparos no piso, além da inclusão de áreas de acessibilidade.
“Podemos dizer que de modo geral estamos caminhando para o fim obra e a instituição vai ser toda equipada com lousas de vidro para aprimorar o sistema educacional, promovendo a oferta de um ambiente mais estruturado e em condições adequadas de ensino. Antigamente era usado quadro de giz, feito em concreto, depois mudou para quadro magnético e a partir dessa requalificação os espaços físicos serão atualizados com materiais mais modernos”, destacou o encarregado de obra da Escola Estadual Ruth Bezerra, Gabriel Paixão.
As obras iniciaram em agosto e já foram finalizadas diferentes intervenções no primeiro dos cinco blocos que compõem o complexo escolar, que incluem pintura, troca de portas e janelas em vidro incolor e, ainda, a parte elétrica de todos os espaços da escola. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2025.
As salas de aulas foram totalmente readaptadas com piso tátil direcional e as equipes atuam nas áreas molhadas, como copa, cozinha e banheiros, que foram adaptados para atender pessoas com necessidades especiais. A próxima fase inclui também a parte de iluminação, com a instalação de luminárias e dos pontos de tomadas para central de ar.
Escola Estadual Ruth Bezerra
Fundada em 1983, com 41 anos de existência e história, a instituição atende atualmente 1.073 mil estudantes matriculados na escola no ensino regular, nas modalidades de ensino fundamental 2, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a conclusão da obra, a capacidade física da escola vai dobrar para receber mais de 2 mil alunos, aumentando assim o atendimento na rede, com conforto e qualidade para a comunidade escolar.
Durante a execução da reestruturação, os alunos continuam com aulas regulares nas escolas Esther Virgolino e Colégio Amapaense. Os estudantes recebem apoio de transporte escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para o cumprimento do calendário letivo de 2024.
Infraestrutura das escolas
O Governo do Amapá investe em obras em outras unidades de ensino, a exemplo das Escolas Estaduais Lauro Chaves, no bairro do Muca, e Coaracy Nunes, na região Central da capital. Ao todo mais de 30 escolas estão em obras com serviços de revitalização, reformas, ampliações e reconstruções. Além disso, todos os espaços irão receber novas mobílias e equipamentos, garantindo mais qualidade e conforto.
Deixe seu comentário
Publicidade