Cidades

Governo do Amapá alerta produtores de soja sobre período do vazio sanitário

Medida segue no estado até 28 de fevereiro de 2025 e em todas as regiões


 

O Governo do Estado alerta aos produtores de soja que já está em vigor o vazio sanitário, definido por meio da portaria nº 1.111, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), que organiza o calendário de semeadura ao nível nacional referentes a safra 2024/2025. O período do vazio está em vigor desde 1º dezembro de 2024, e vai até 28 de fevereiro de 2025 em todas as regiões do Amapá.

 

Durante o período designado, não se pode manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. Já a data de semeadura, que é quando pode correr o plantio, se inicia em 1º de março de 2025 e segue até 8 junho de 2025. As recomendações são da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro).

 

 

“Esse período é justamente para evitar pragas e doenças, principalmente a ferrugem asiática. Durante o tempo sem plantio, existe a quebra do ciclo da praga, o que evita a proliferação. Essa doença atinge diretamente as folhas e grãos, influenciando diretamente na produção”, destacou o gerente de Defesa Vegetal da Diagro, Tiago Baltazar.

 

O vazio sanitário foi instituído pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) como uma das medidas fitossanitárias para o controle da ferrugem da soja, com pelo menos 90 dias sem a cultura e plantas voluntárias no campo.

 

Durante o vazio sanitário, equipes da Diagro também farão o monitoramento das áreas de plantio para identificar, eliminar e manter a área livre de qualquer hospedeiro.

 

Ferrugem asiática

A ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo causar danos que variam de 10% a 90% da produção, dependendo da região.

 

 

O estado não apresenta casos de pragas e doenças nas plantações de soja. Neste ano de 2024, o Governo do Amapá realizou incentivos diretos para a produção de soja, como a concessão do armazém de grãos para a Associação dos Produtores Rurais e o apoio direto para a exportação de cerca de 17 mil toneladas de soja para a Turquia.

 


Deixe seu comentário


Publicidade