História e cultura amazônica em destaque: lançamento do livro “Região das Guianas” acontece na sexta-feira (20)
O livro, assinado pelos talentosos geógrafos e pesquisadores Gutemberg de Vilhena Silva e Clicia Vieira Di Miceli é fruto de viagens por vários países e uma celebração do rico patrimônio histórico e cultural das Guianas
![](https://www.diariodoamapa.com.br/wp-content/uploads/2024/12/livro.jpeg)
Nesta sexta-feira (20), às 10h30, o auditório Campos do Laguinho, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP), será palco do lançamento da obra “Região das Guianas: Território, História e Cultura”. O livro, assinado pelos talentosos geógrafos e pesquisadores Gutemberg de Vilhena Silva e Clicia Vieira Di Miceli, com imagens registradas pelo fotógrafo Gabriel Flores, é fruto de viagens por vários países e uma celebração do rico patrimônio histórico e cultural das Guianas, uma região tão fascinante quanto pouco explorada da Amazônia.
O evento promete ser um convite ao conhecimento e à reflexão. A obra mergulha na complexidade do território das guianas, aborda sua história, diversidade cultural e os desafios que permeiam essa área singular da América do Sul. Para os apaixonados por geografia, história e cultura, é uma oportunidade imperdível de se aprofundar em um tema que conecta o Amapá ao contexto amazônico mais amplo.
O lançamento conta com o apoio de instituições de peso. Pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), as unidades de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Grupo de Pesquisa Potedes (Políticas, Territórios e Desenvolvimentos); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sebrae-AP, o que reforça a relevância acadêmica e cultural da obra literária.
Para quem deseja mergulhar nas histórias e paisagens das Guianas, é um evento para marcar na agenda. Mais informações sobre o grupo Potedes, apoiador da iniciativa, estão disponíveis no site AQUI.
Gutemberg de Vilhena Silva é pesquisador e professor na Unifap. E também diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap). Já Clicia Vieira Di Miceli é professora/educadora, servidora pública, produtora cultural, documentarista e estudiosa da música, e está secretária de Estado da Cultura.
Texto: Elton Tavares
Deixe seu comentário
Publicidade