Cidades

Ministério da Saúde destina R$ 1,4 milhão para ações ante a seca extrema no Amapá e no Pará

Recursos serão destinados em parcela única


 

O Ministério da Saúde autorizou, nesta segunda-feira (23), o repasse de R$ 1,4 milhão para os estados do Amapá e do Pará voltados ao custeio de ações de enfrentamento a queimadas, secas e crises climáticas.

 

A destinação de recursos é mais uma ação da pasta em apoio às localidades atingidas pela intensificação das queimadas na região Norte em 2024. Periodicamente, o Ministério tem se reunido com gestoras e gestores estaduais para conhecer como os estados estão se organizando para os futuros eventos climáticos e para oferecer orientação técnica e financeira.

 

 

“Para enfrentarmos os impactos das mudanças climáticas na saúde, é indispensável mobilizar recursos financeiros de maneira justa e eficaz. Precisamos fortalecer a resiliência dos sistemas de saúde, garantir acesso equitativo a tecnologias e serviços e priorizar a proteção das populações mais vulneráveis”, destaca a ministra Nísia Trindade.

 

O atendimento também foi fortalecido para a população indígena. No caso do Pará, o Ministério da Saúde promoveu, em novembro, missão de assistência para 2,5 mil indígenas em 18 aldeias afetadas pela estiagem extrema. Os voluntários foram divididos em duas equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A ação busca fortalecer a assistência aos povos Borari e Arara, que ficaram isoladas devido à baixa dos rios da região.

 

Neste ano, o Ministério da Saúde também mobilizou a Força Nacional do SUS (FN-SUS) em estados como Tocantins, Rondônia, Acre e Amazonas. Foi criada, ainda, a Sala de Situação Nacional de Emergência Climática em Saúde e o Comitê de Respostas a Eventos Extremos na Saúde Indígena (CRESI), que atuaram diretamente no suporte a populações afetadas.

 

Reunião interministerial

O governo federal realizou, em 18 de dezembro, a terceira reunião do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM). O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

 

Também contou com a presença, também, de outros ministros, incluindo Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).

 

A reunião teve como foco a implementação de ações alinhadas à Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e o aprimoramento do Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa. Entre as pautas, destacaram-se a ratificação da segunda Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil ao Acordo de Paris e a apresentação do primeiro Relatório Bienal de Transparência (BTR).

 


Deixe seu comentário


Publicidade