Cidades

Samu registra mais de 700 atendimentos durante as festividades de fim de ano

Unidade que reforçou as ações de saúde do Governo do Estado, atuou em ocorrências clínicas, acidentes de trânsito e ferimentos no Natal e Réveillon


 

Unidade integrante do planejamento de reforço na saúde do Governo do Amapá, durante as festividades de fim de ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 764 chamadas clínicas, acidentes de trânsito, quedas e outros casos, entre os dias 24 a 31 de dezembro de 2024. Os dados foram divulgados na sexta-feira, 3.

 

Dentre as ocorrências em destaque, 21 atendimentos foram por colisões entre motos e carros, três entre automóveis e 15 por quedas. Adultos e idosos lideraram na classificação por grupo, somando 289 atendimentos.

 

 

Durante as quatro noites do “Réveillon do Amapá, o maior Ano Novo da Amazônia”, realizado no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, o Samu registrou maior demanda por condições clínicas. No dia 31 de dezembro, foram registrados três atendimentos por pressão alta. Já no dia 30, casos de intoxicação por álcool, queimaduras e ferimentos refletiram o aumento de situações de risco típicas do período festivo.

 

A maioria das ocorrências foram atendidas pelas Unidades de Suporte Básico (USB), enquanto 67 demandas mais complexas foram realizadas por Unidades de Suporte Avançado (USA).

 

Eficiência no atendimento

De acordo com o diretor do Samu, Donato Farias, o serviço manteve sua eficiência durante o período de festas de fim de ano, realizando atendimentos em ampla diversidade de situações.

 

“A predominância de casos de hipertensão é um reflexo recorrente, especialmente em idosos e pessoas com condições preexistentes. Por outro lado, as ocorrências de intoxicações alcoólicas, ferimentos e queimaduras reforçam a importância de medidas preventivas em eventos festivos”, destacou o diretor.

 


Deixe seu comentário


Publicidade