Cidades

HU-Unifap promove atividades do “Janeiro Branco” com foco no bem-estar emocional

O mês de janeiro será dedicado à informação, prevenção e cuidados da saúde psíquica


 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, a partir de hoje (8), ações de conscientização sobre saúde mental entre pacientes e trabalhadores. A programação ocorre até o dia 22 de janeiro e inclui roda de conversa sobre saúde mental e autocuidado, práticas de relaxamento e dinâmica das emoções voltadas a colaboradores e a quem estiver aguardando atendimento. Na última semana de janeiro, haverá um momento voltado para a saúde mental dos profissionais do HU-Unifap, priorizando os setores de internação. Todas as atividades fazem alusão ao “Janeiro Branco”, campanha que, desde 2023, integra oficialmente o calendário brasileiro, por meio da Lei Federal nº 14.556. A psicóloga do HU-Unifap/Ebserh, Anie Marcelly Barros, afirma que “ao abordar o tema de forma acessível e acolhedora, incentivamos a busca por ajuda profissional, fortalecemos as redes de apoio e estimulamos uma cultura de cuidado com o bem-estar emocional de todos”.

 

Anie Marcelly aponta também alguns fatores que podem ajudar a identificar problemas na saúde psíquica. “São mudanças de comportamento, como alterações de humor persistentes, isolamento social acentuado, alterações no sono ou apetite, pensamentos negativos, uso de substâncias psicoativas, declínio de desempenho e perda de interesse em atividades que antes traziam prazer”.

 

O psicólogo da Unidade Multiprofissional (Umulti) do HU-Unifap, Márcio Davi Dutra, destaca a importância de adotar hábitos saudáveis, que promovam equilíbrio emocional e bem estar: “Dormir bem, ter uma alimentação adequada e saudável, realizar atividades físicas regularmente, fortalecer vínculos sociofamiliares, manter uma rotina com horários para o trabalho e atividades de lazer, como ler livros, ouvir músicas, passear pela cidade, desconectarse das telas e redes sociais, são alguns comportamentos que podem auxiliar na promoção de saúde”.

 

Cuidado com a saúde mental no HU-Unifap/Ebserh Os psicólogos que compõem o Serviço de Psicologia Hospitalar atuam nos setores de Clínica Médica, Enfermaria da Clínica Cirúrgica e UTI. “Os profissionais são acionados quando a equipe assistencial percebe que o paciente e/ou familiar apresenta alterações de humor ou alguma outra questão psicológica que pode estar influenciando no processo de adoecimento e hospitalização”, afirma Márcio Davi Dutra, psicólogo da Unidade Multiprofissional (Umulti). Além da atuação nos setores de internação, o Serviço de Psicologia também acompanha os pacientes dos seguintes ambulatórios: Planejamento Familiar; PVHIV; Ambulatório Trans e Reabilitação. Em compromisso com a equidade do SUS, o HU-Unifap/Ebserh mantem o Ambulatório Trans. “Ofertamos acolhimento, atendimento psicológico, de enfermagem e de endocrinologia para pessoas trans no processo de afirmação de gênero ou de transição. Isso é uma forma de cuidar tanto da saúde física quanto mental do paciente”, afirma a enfermeira Ezra Nascimento. Sobre a Rede Ebserh O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento.

 


Deixe seu comentário


Publicidade