“O Brasil tem uma enorme dívida com o Amapá”, diz presidente do STJ em Macapá
Ministro Herman Benjamim chama o estado de “Jardim do Éden”, mas admite que as pessoas do estado precisam ser melhor assistidas pelo país
Cleber Barbosa
Da Redação
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamim, cumpre agenda no Amapá, onde desembarcou na madrugada desta quinta-feira (09), para a primeira escala de uma viagem institucional que inclui visitas a todos os tribunais de justiça do país. E o Amapá não foi escolhido em vão – por ser o mais preservado do país – além da localização geográfica privilegiada.
Considerado um dos maiores juristas do país em matéria ambiental, ele foi só elogio ao estado, considerado por ele um paraíso. “O Amapá é um verdadeiro jardim do Éden, mas com pessoas, então nós precisamos a um só tempo atender as preocupações da humanidade com a proteção das florestas, das águas, aliás, a Foz do Amazonas, o maior rio do mundo, na única fronteira do Brasil com a União Europeia”, discorreu o ministro.
Questionado sobre a situação paradoxal de ser o mais preservado, porém o menos industrializado, Herman Benjamim disse que de fato é um desafio a ser enfrentado e elogiou a força da representação política que o Amapá tem hoje. “É um estado politicamente poderoso no Brasil, não sei se a população reconhece, mas nenhum estado brasileiro tem mais poder político que o Amapá, considerando os cargos elevados que são ocupados por representantes deste estado”, disse ele.
Por fim, o presidente do STJ avaliou que a questão econômica deve andar abraçada com a questão ambiental, daí a proteção adequada à floresta deve vir associada a garantias de uma melhor qualidade de vida à população como um todo. “Este é o débito, a dívida que o Brasil todo tem com o estado do Amapá, pois queremos que o Amapá seja não apenas o estado mais preservado do país, mas que ele também tenha o maior progresso dos índices sociais e que a população seja efetivamente feliz”, completou.
Perfil
Com 67 anos, destes mais de 40 dedicados à magistratura, o presidente do STJ é ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 2006. Herman Benjamin é um jurista de destaque nas áreas de Direito Ambiental e Direito do Consumidor. Natural da Paraíba (PB), formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais em Direito Ambiental, é amplamente admirado por sua contribuição ao tema em âmbito internacional.
Deixe seu comentário
Publicidade