Cidades

MP-AP reúne com Setrap para verificar manutenção da ponte sobre o Rio Matapi

A medida adotada pelo Ministério Público visa apurar notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre possíveis problemas estruturais na ponte


 

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo de Santana reuniu, nesta quinta-feira (9), com a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) para cobrar relatório técnico de avaliação da estrutura da ponte sobre o Rio Matapi, que liga os municípios de Santana e Mazagão. A medida adotada pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) visa apurar notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre possíveis problemas estruturais no equipamento urbano importante para a mobilidade intermunicipal.

 

O encontro, conduzido pela promotora de justiça e titular do Meio Ambiente e Urbanismo de Santana Elissandra Toscano, contou com a participação da promotora de justiça e titular 1ª da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, da Cidadania e do Consumidor de Santana, Gisa Veiga, e do secretário-adjunto do Setrap, Carlos Alberto Correa Junior. Presentes também os analistas de infraestrutura da Secretaria de Transporte: Helder Palheta e Fernando Santos.

 

Os analistas informaram que, em visita ao local, foi constatado que a ponte não apresenta problemas estruturais. Os técnicos justificaram que o vão evidenciado em fotos divulgadas na imprensa local está previsto no projeto original, apenas ficou visível em decorrência do extravio do enchimento de neopreme do local, mas que é um recurso utilizado pela construção civil, denominado de “poço de visitação”, que é preenchido por uma questão estética.

 

“A Setrap não constatou risco de trinca, fissura, recalque ou falha estrutural. Reafirmamos que o espaço registrado pela foto divulgada faz parte do projeto original e não houve um afastamento”, tranquilizaram os representantes da secretaria.

 

Diante das informações apresentadas com base em visita, a promotora do Meio ambiente e Urbanismo informou que vai oficializar ao órgão para que encaminhe relatório de vistoria técnica e as medidas informadas, como limpeza, reposição do preenchimento extraviado e pintura, bem como dos prazos de execução. Na oportunidade, vai solicitar que a mesma verificação seja ampliada para as pontes existentes no Município, como a do Distrito do Anauerapucu.

 

“Nós vamos acompanhar as ações da Setrap e requisitar relatório técnico a ser realizado no local com prazos para cumprimento das medidas que indicaram, para garantir a segurança da população que utiliza esse equipamento urbano intermunicipal”, afirmou Elissandra Toscano.

 

Na oportunidade, o MP-AP cobrou as providências à Secretaria de Transporte em relação à educação para o trânsito visando minimizar o congestionamento diário na Rodovia Salvador Diniz, uma das principais vias de acesso ao município de Santana, na área do entorno do Igarapé da Fortaleza.

 


Deixe seu comentário


Publicidade