Bach diz que realizaria Jogos de novo no Rio: “Foi uma Olimpíada icônica”
Presidente do COI afirma que Jogos foram organizados “no meio da realidade”
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, fez um balanço na manhã deste sábado da Olimpíada no Rio de Janeiro. Ele elogiou a organização dos Jogos e procurou minimizar os problemas que ocorreram, especialmente na preparação e nos primeiros dias do evento. Mas garantiu que, mesmo se pudesse voltar no tempo, realizaria novamente os Jogos na cidade. O alemão destacou o esforço da cidade em realizar o evento mesmo em meio a uma grave crise política e econômica do país e procurou deixar claro que o comitê estava ciente da situação local em relação à segurança e problemas sociais.
Bach procurou destacar o legado das obras de infra-estrutura e a atuação do prefeito Eduardo Paes, a quem se referiu como “um líder excepcional”. Indagado diretamente se escolheria o Rio de Janeiro novamente como sede, não hesitou:
-Sim. Acho que o que descrevi aqui… não mencionei que é a primeira Olimpíada na América do Sul. Penso que foi uma Olimpíada icônica. E são Jogos no meio da realidade. Não foram organizados em uma bolha. Foram organizados em uma cidade onde há problemas sociais, divisões sociais, onde a vida real continua. E isso foi muito bom, para todos. Isso é a realidade. Não uma bolha. Não são Jogos isolados, mas no meio da cidade, Jogos que encararam desafios, a realidade. Vimos o que o esporte pode fazer, no que pode ajudar, como pode unir as pessoas, mas há limitações para o poder do esporte. Então minha resposta é sim – afirmou Bach.
O presidente do COI ainda declarou que outros países fora dos grandes centros internacionais têm condições de sediar a Olimpíada.
– É possível organizar Jogos Olímpicos também em países que não estão no topo da lista de renda. Foi mostrada grande solidariedade entre os atletas e com os atletas.
Deixe seu comentário
Publicidade