MP-AP disponibiliza serviços em ação de conscientização sobre câncer de útero
Foram disponibilizados exames preventivos de PCCU e mamografia, vacina contra HPV, massoterapia, embelezamento, consultas médicas, dentre outros serviços

A ação social para conscientização da importância da prevenção contra câncer do colo de útero reuniu mulheres, famílias e pacientes no Hospital do Amor, neste sábado (15). A programação é uma das atividades previstas no Março Lilás, iniciativa que tem entre seus parceiros o Ministério Público do Amapá (MP-AP), que disponibilizou a Ouvidoria para receber demandas da população e esclarecer dúvidas jurídicas. O promotor de justiça de Defesa da Saúde e ouvidor adjunto, Wueber Penafort, participou da ação.
Durante toda a manhã foram disponibilizados exames preventivos de PCCU e mamografia, vacina contra HPV, massoterapia, embelezamento, consultas médicas, consultoria jurídica, serviço de ouvidoria, sorteio de brindes e café da manhã.
O diretor clínico do Hospital do Amor, Bruno Martel, falou que o melhor a fazer é prevenir. “O câncer uterino é uma doença que pode ser prevenida pela mulher, e para isso estamos não somente neste mês, dedicado às campanhas, mas todos os dias incentivando para que a mulher faça exames preventivos, que são oferecidos gratuitamente”. Rafaela Oliveira, diretora do Hospital, agradeceu a sensibilidade e serviços do MP-AP, e adiantou que mais uma parceria entre as duas instituições será formalizada em breve.
Wueber Penafort falou do compromisso do MP-AP com as instituições que executam ações para combater a desinformação e atuam na prevenção, cuidado e tratamento do câncer uterino. “As mulheres precisam fazer exames preventivos, as meninas e meninos têm que ser vacinados contra HPV. Estar imunizado e se prevenir é garantia de saúde e a mulher não corre o risco de ter essa doença. Temos que lutar contra a desinformação sobre vacinas, elas continuam a ser o modo mais eficiente de não adquirir certas doenças, como este câncer”.
O serviço da Ouvidoria do MP-AP realizou 12 atendimentos, entre solicitação de assessoria jurídica e reclamações, das quais cinco viraram manifestações administrativas.
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