Cidades

Desfile cívico mobilizará mais de cem escolas na capital

Na zona norte, o tema dos desfiles será “Programa educação evolutiva: Amapá, tempo de cuidar e melhorar o ensino aprendizagem”, reunindo apresentações das instituições públicas e privadas, além de militares e estudantes distribuídos em 10 pelotões.


As instituições de ensino da rede estadual estão em ritmo acelerado nos preparativos para os desfiles cívicos dos dias 07 e 13 de setembro de 2016. Ao todo serão 102 escolas. Destas, 82 vão se apresentar no Sambódromo no dia 13 de Setembro. As demais escolas vão desfilar na zona norte de Macapá, no dia 07.

Na zona norte, o tema dos desfiles será “Programa educação evolutiva: Amapá, tempo de cuidar e melhorar o ensino aprendizagem”, reunindo apresentações das instituições públicas e privadas, além de militares e estudantes distribuídos em 10 pelotões. Entre as escolas está a Ester da Silva Virgulino que apresentará a tradicional banda de marcial, que costuma empolgar o público pela irreverência e ritmo. Também estão previstas as apresentações das escolas estaduais Oneide Pinto Lima, Serafini Costaperária, Rivanda Nazaré da Silva Guimarães, José Bonifácio, entre outras.
As escolas abordarão temáticas como esportes, meio ambiente, evolução da vida, cultura, música, tecnologia até mensagens importantes a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Os alunos são muito responsáveis com os horários dos ensaios que acontecem nas tarde dos sábados desde o mês de abril, e estão muito ansiosos para as apresentações deste ano dos desfiles cívicos. A banda marcial da nossa escola é tradicional e está desenvolvendo o trabalho musical desde 1999, com apoio de maestros e corpo pedagógicos”, explicou Enedina de Carvalho, diretora da E.E Ester da Silva Virgulino.

Já no dia 13 de Setembro, no Sambódromo, a população também prestigiará a apresentação que vai envolver um total de 7 bandas marciais, cerca de 2.350 alunos, e mais de 1.200 funcionários das escolas, além de 250 funcionários da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A abertura do evento contará com o show da Banda Marcial da E.E Mineko Hayashida, do município de Laranjal de Jari. O desfile será composto também por 10 pelotões que discorrerão diversos temas pedagógicos e outros que sensibilizam para a solidariedade, companheirismo, paz e aspectos sociais. Para finalizar o desfile cívico estudantil, estarão se apresentando todos os coordenadores que trabalharam na organização do evento, como diretores, professores, funcionários das Secretarias de Estado do Desporto e Lazer, Comunicação e Cultura.

De acordo o com coordenador da Educação Básica e Profissional da Seed, Aercio Costa, o trabalho está sendo desenvolvido em equipe para destacar a importância de se trabalhar em conjunto.


Deixe seu comentário


Publicidade