Política Nacional

Maia contesta Cunha e diz que agiu com imparcialidade na sua cassação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contestou as declarações do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de que foi alvo de uma “vingança política” e que, para levar a cabo a sua cassação, Maia teria agido com parcialidade na votação do processo. Após o plenário determinar a perda do seu mandato parlamentar por 450 […]


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contestou as declarações do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de que foi alvo de uma “vingança política” e que, para levar a cabo a sua cassação, Maia teria agido com parcialidade na votação do processo.

Após o plenário determinar a perda do seu mandato parlamentar por 450 votos a 10 na noite de segunda-feira (12), Cunha culpou Maia por ter marcado a votação após o impeachment de Dilma Rousseff e no meio da campanha eleitoral municipal, além de ter descumprido o regimento da Câmara durante a votação.

Cunha atribuiu, ainda, a sua cassação a uma ação direta do governo Michel Temer ao patrocinar a candidatura de Maia à presidência da Câmara, com o apoio do PT. Na disputa, estava também o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), considerado aliado com Cunha.

“Votei no prazo adequado, acho que de forma imparcial, tentei ser o máximo imparcial com todos, tanto para aqueles que queriam absolver quanto aqueles que queriam a cassação do deputado, apenas isso”, afirmou Maia nesta terça.

Maia ressaltou que cumpriu sua “obrigação” ao incluir o processo para votação no plenário da Câmara. “Recebi o processo pronto para ser votado e pautei, era a minha obrigação. E pautei num prazo que muitos reclamaram, que achavam que eu tinha que ter votado antes”, declarou.

Cunha foi cassado sob a acusação de mentir à CPI da Petrobras ao negar, durante depoimento em março de 2015, ser titular de contas no exterior. Ele sempre disse ser apenas o beneficiário de recursos geridos por trustes (entidades jurídicas que administram fundos).


Deixe seu comentário


Publicidade