Política

Plenário do TRE/AP será palco do 1° Congresso Nacional de Vitiligo e Psoríase no meio do mundo

Com o tema “Informação é o melhor remédio para enfrentar a doença e combater o preconceito”, o Plenário do Tribunal Regional Eleitoral será palco do 1° Congresso Nacional de Vitiligo e Psoríase no meio do mundo.


O evento promovido pelo Instituto Além da Pele em parceria com o TRE/AP ocorrerá no neste sábado (17) no horário de 8 às 12 horas e 14 às 18 horas. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.conavipap. institutoalemdapele.com.
O evento procura educar e informar os pacientes, os familiares e a sociedade como um todo para enfrentar a doença (psoríase/vitiligo), combater o estigma e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos portadores, além de fomentar a criação de políticas públicas que beneficiem as pessoas que têm as doenças.
As palestras do turno da manhã serão voltadas para os pacientes, familiares e sociedade em geral, já as palestras do período da tarde são fechadas para os profissionais da área da saúde.
O objetivo é promover uma ampla informação sobre a psoríase e o vitiligo, suas causas, sintomas e formas de tratamento. Também, combater o estigma sofrido pelas pessoas com psoríase e vitiligo, principalmente esclarecer que ambas as condições não são contagiosas, mostrando que os pacientes com psoríase e vitiligo merecem ser tratados com igualdade por todos, desde a sala de aula até o banho de piscina.
A programação consta de palestras com o Dr. Cid Sabbag, Diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase
Dermatologista dos Centros de Pesquisa do Hospital Universitário USP, Hospital Abreu Sodré/AACD e Centro Paulista de Investigação Clínica – CEPIC; Dr Paulo Luzio, Cirurgião Dermatológico pelo Instituto de Dermatologia Prof. Rubem D. Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Chefe do Ambulatório de Vitiligo do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem D. Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; Dr. Milton Sabbag Jr, mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), atualmente é professor/coordenador de curso da Universidade São Francisco; tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica.
A Psoríase é uma doença crônica, sistêmica, inflamatória, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas, espessas e descamativas, não contagiosa, que afeta principalmente a pele de cerca de 2% da população mundial, o que representa 125 milhões de pessoas no mundo e no Brasil. E o vitiligo é uma patologia caracterizada pela perda da coloração da pele, em que as lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos, atingindo de 0,5 a 2% da população mundial.

Deixe seu comentário


Publicidade