Operação fiscaliza mineração e ocupação ilegal na Flota
Trabalho conjunto proporcionou a notificação e autuação de crimes ambientais
A unificação das atividades de ordenamento, monitoramento, controle e fiscalização ambiental do Governo do Amapá resultou em uma operação conjunta nos municípios de Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio, entre os dias 14 a 18 de setembro. O objetivo foi fiscalizar áreas de mineração, desmatamento e ocupação ilegal em áreas da Floresta Estadual do Amapá (Flota).
A ação foi liderada pelos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema, Instituto Estadual de Florestas – IEF, Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento do Estado do Amapá –IMAP, e Batalhão Ambiental. A ação também contou com o apoio do Exército Brasileiro.
O trabalho proporcionou a notificação e autuação de crimes ambientais, ocupações ilegais dentro da área da Flota nas comunidades do Munguba e Cachaço, como também nas áreas de mineração das comunidades do Cachorrinho e Tucano II.
Durante a operação também foram constatadas a abertura de ramais ilegais e risco de desmoronamento de terras em áreas de mineração que já foram desativadas.
O apoio do Exército Brasileiro com homens e um helicóptero foi fundamental nas áreas de difícil acesso. Todos os crimes ambientais foram notificados, autuados e terão os devidos encaminhamentos.
De acordo com o engenheiro florestal, Eraldo Neves, as operações unificadas ocorrerão com frequência atendendo todos os municípios do Amapá. “Além de otimizar recursos humanos e financeiros, o trabalho integrado agiliza e proporciona uma melhor atuação e presença dos órgãos do Governo nos municípios. Além disso, temos focado no trabalho de aproximação com as comunidades mais distantes, para promover um trabalho intenso de educação ambiental que contribuirá bastante na diminuição das ocorrências”, relatou Eraldo.
Deixe seu comentário
Publicidade