Cidades

Tjap homenageia pioneiros da Justiça amapaense

Pelo Jubileu de Prata do Poder Judiciário do Amapá


O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) realizou, ontem, em plenário, sessão solene para marcar os 25 anos da posse dos juízes aprovados no primeiro concurso da magistratura amapaense.
O evento também homenageou os servidores precursores do Judiciário estadual amapaense com diploma de Honra ao Mérito e a Medalha Jubileu de Prata.

Até 1991, a Justiça do Amapá tinha apenas circunscrição judiciária e era vinculada ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, contando com a força de trabalho de servidores da Justiça Federal, que contribuíram para o início das atividades do Tjap.

A solenidade de posse dos primeiros juízes do Amapá ocorreu dia 5 de outubro de 1991, no antigo Cine Teatro Territorial, hoje Teatro das Bacabeiras.

A posse foi dirigida pelo então governador Annibal Barcellos e os desembargadores Dôglas Evangelista Ramos, Honildo Amaral de Mello Castro, Mário Gurtyev de Queiroz, Gilberto de Paula Pinheiro, Luiz Carlos Gomes dos Santos, Benedito Leal de Mira (in memoriam) e Marco Antônio da Silva Lemos.

O juízes que tomaram posse eram os seguintes: Carmo Antônio de Souza, Raimundo Vales, Emanuel Moura Pereira (in memoriam), Agostino Silvério Júnior, Constantino Augusto Tork Brahuna, Francisco Souza de Oliveira (in memoriam), José Eustáquio de Castro Teixeira, César Souza Pereira, Ivan José Ramos Álvaro (in memoriam), João Bratti, Sueli Pereira Pini, Eduardo Freire Contreras, Rommel Araújo de Oliveira, Mário Euzébio Mazurek, Stella Simone Ramos, João Guilherme Lages, Alaíde Maria de Paula, Rui Guilherme Filho, José Felipe de Araújo, Antônio Ernesto Colares, César Augusto Scapin, José Luciano de Assis, Reginaldo Gomes de Andrade, Décio José Santos Rufino, Paulo Antônio Fidalgo, José Hilmo Haas (in memoriam) e Adão Joel Gomes de Carvalho.

A solenidade de ontem foi dirigida pela presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargadora Sueli Pini, que também foi homenageada por composto o primeiro grupo de juízes amapaenses.

O governador Waldez Góes, entre outras autoridades, convidados e familiares dos homenageados, esteve presente na solenidade, e discursou. Disse, entre outros pontos, que a Justiça amapaense tem sabido agir nos momentos de crise, sempre sintonizada com as demandas, daí ter um dos tribunais mais respeitados por todo o Brasil.

Os primeiros desembargadores do Amapá também foram homenageados na solenidade do Tjap: Dôglas Evangelista Ramos, Honildo Amaral, Mário Gurtyev, Gilberto Pinheiro, Luiz Carlos Gomes dos Santos e Benedito Leal de Mira (in memoriam).


Deixe seu comentário


Publicidade