Cidades

Seminário debate tecnologias de energia renovável no Amapá

No primeiro momento ocorrerá a apresentação dos resultados dos oito projetos de pesquisa financiados na 3ª edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), que encerrou em 2013


O Seminário Amapaense de Avaliação de Pesquisas em Saúde e Novas Tecnologias em Energia Renovável – entre os dias 19 e 20 de outubro – marca a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Amapá, o evento é realizado pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

No primeiro momento ocorrerá a apresentação dos resultados dos oito projetos de pesquisa financiados na 3ª edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), que encerrou em 2013, com avaliação da comissão de especialistas composta por representantes do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de instituição de ensino superior. Em seguida, os aprovados da 4ª edição, que iniciou este ano, farão a socialização dos projetos.

No seminário também ocorrerá a apresentação da primeira etapa do Programa Energia Renovável: Iluminando Ideias, que está sendo executado pela Universidade do Estado do Amapá na comunidade de Franquinho, no Arquipélago do Bailique.

Para o coordenador de projetos da Fapeap, Edilson Mendes Pereira, é importante expor a produção amapaense em tecnologia para incentivar novos trabalhos e novos pesquisadores. “Queremos ver nossos pesquisadores trabalhando para resolver os problemas locais, pensando em como melhorar o próprio estado. É isso que estamos dispostos a fomentar”, explicou.

Com o tema “Integrando saberes e beneficiando a sociedade amapaense”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrerá na Ueap, entre os dias 17 e 21 de outubro. Este é o maior evento acadêmico do país, onde estudantes de todas as áreas apresentam o resultado de suas pesquisas e são julgados por docentes habilitados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Deixe seu comentário


Publicidade