Cidades

Hospital da Mulher recebe selo do Ministério da Saúde

A maternidade recebeu o selo por ter adotado práticas que assegurem atendimento humanizado às mães e aos bebês, além do incentivo ao parto normal.


Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) é a única unidade de saúde do Estado qualificada com o selo Amigo da Criança. O reconhecimento é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), e que nesta semana completou 25 anos.

A maternidade recebeu o selo por ter adotado práticas que assegurem atendimento humanizado às mães e aos bebês, além do incentivo ao parto normal.

A iniciativa tem impactado, diretamente, em um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que é reduzir a mortalidade infantil. Isso por que os bebês saudáveis que nascem nesses estabelecimentos têm menos risco de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório ou uso de incubadora.

“A maternidade tem esse reconhecimento desde 2012. Todo ano, o hospital passa por uma avaliação do Ministério da Saúde que renova esse título. É um reconhecimento importante, que é reflexo de todos os profissionais daqui”, ressaltou o diretor do HMML, Ivo Melo.

Para ter o selo Amigo da Criança, o hospital tem que atender a uma série de critérios referentes a boas práticas de atendimentos, como os passos para o sucesso do aleitamento materno, com a amamentação saudável e, também, o desenvolvimento infantil. A avaliação também é baseada nos indicadores de qualidade.

Em novembro, a maternidade vai recebe a visita de técnicos do MS, que novamente vão avaliar os critérios para o reconhecimento do hospital.


Deixe seu comentário


Publicidade