Cidades

Amapá e Embaixada Espanhola fazem intercâmbio educacional

A capacitação, que começou na segunda-feira, 17 e vai até o dia 21 deste mês, no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza


Com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem do idioma espanhol nas escolas do Amapá, 40 professores da rede pública e privada de ensino participam de um curso de atualização na língua com profissionais da Embaixada da Espanha no Brasil

A capacitação, que começou na segunda-feira, 17 e vai até o dia 21 deste mês, no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, terá 40 horas de duração com direito a certificado. Durante o encontro, professores espanhóis vão dividir informações sobre gêneros textuais e linguísticos, características publicitárias e costumes culturais do país europeu.

O curso será ministrado pelos assessores técnicos docentes da Consejería de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Juan Fernández García e Carmen Sainz Madrazo, além da professora especialista Lílian Latties dos Santos, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Participam, prioritariamente, os professores que atuam nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual e, excepcionalmente, aqueles que atuam com essa disciplina em escolas da iniciativa privada, bem como os acadêmicos do último semestre do Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Este é o quarto ano consecutivo que os professores do Amapá recebem o curso. A obrigatoriedade da oferta da língua espanhola em todas as escolas de Ensino Médio no Brasil ainda é recente, iniciou no ano de 2005, com a promulgação da Lei Federal Nº 11.161/2005.

Atualmente, o ensino de espanhol no Amapá está inserido na matriz curricular do Ensino Médio como disciplina de oferta obrigatória, sendo ofertado também em escolas de Ensino Fundamental e nas etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A professora de espanhol Suelen Simões, que ministra a disciplina há dois anos na Escola Daniel de Carvalho, na comunidade Santo Antônio da Pedreira, demonstrou satisfação com o curso, pois agrega outros conhecimentos que somente professores espanhóis possuem. “Estamos aprendendo coisas que não sabíamos, especialmente sobre a cultura, como gírias e comportamento social. Dessa forma, ensinaremos espanhol com mais fidelidade ao idioma. Ganham os professores e alunos”, afirmou.

O curso é uma iniciativa da Consejería de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, por meio do Centro de Recursos Didáticos de Língua Espanhola (CRDE/DF), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amapá (APEEAP) e a Universidade Estadual do Amapá (Ueap).


Deixe seu comentário


Publicidade