Política Nacional

Fatiamento na votação da reforma política é ‘fundamental’, diz Aécio

Ele defendeu a PEC 241 e comentou a prisão de Eduardo Cunha


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu o fatiamento na votação da reforma política no Congresso. Ele esteve no Espírito Santo para prestar apoio à candidatura de Max Filho (PSDB-ES), em Vila Velha.

Aécio reforçou que a separação dos temas vai facilitar e deixar a votação mais objetiva. “O que dificultava a votação da reforma política é você colocar um conjunto de temas diversos e buscar construir uma maioria para o conjunto desses temas”, disse o senador.

Líderes de partidos da base aliada do governo afirmaram nesta quinta-feira (20) que a Câmara deve fatiar a votação da reforma política. Segundo os parlamentares, quando houver maioria para aprovação de um determinado item da proposta, esse ponto será levado à votação separadamente.

Entre os temas da reforma política, estão a definição do sistema eleitoral, o financiamento de campanha, as coligações partidárias e a periodicidade das eleições.

“Por exemplo, aqueles que apoiam o fim da coligação proporcional, mas não apoiam o voto distrital, ou o voto distrital misto, acabam construindo uma oposição à toda a reforma. Nós optamos por fatiá-la. Tem que ser por etapas, se nós juntarmos tudo como já foi feito no passado, vamos ficar com o pior dos mundos, que é o sistema atual”.


Deixe seu comentário


Publicidade