Cidades

Hemoap recebe doações de sangue durante ponto facultativo

Instituto poderia ficar sem plaquetas


Durante a manhã dessa terça-feira, 1, ponto facultativo decretado pelo governo do estado, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) abriu para recebeu doações de sangue e manter o estoque durante o feriado.

“Durante esses feriados prolongados o nosso estoque cai e há necessidade de mantermos o estoque. Nós também precisamos manter a reposição de plaquetas, que são usadas, principalmente, nos quadros hemorrágicos. Apesar de a demanda não ser tão grande como nos dias comuns, nós precisamos estar em funcionamento para atender os que vierem”, ressaltou Sávio Guerreiro, diretor do Hemoap.

O Instituto é responsável pela captação, armazenamento e distribuição do sangue para os pacientes das unidades hospitalares públicas e privadas do estado. Cerca de 80% da demanda arrecadada no Hemoap é destinada ao Hospital de Emergência, por ser a porta de entrada para praticamente todas as intercorrências de urgência.

Em média, são realizadas 70 doações por dia e uma bolsa de 450ml de sangue coletado é capaz de ajudar até quatro pessoas. Os tipos de sangue mais necessários são o O+, por ser o mais comum e o O-, por ser universal.

Para o policial militar Marcos Aurélio, esse ato solidário é muito importante. “Sou doador desde 2013. Acho importante porque hoje são outras pessoas que precisam, mas amanhã pode ser eu”, pontuou.


Deixe seu comentário


Publicidade