Douglas Lima

Vaga Lume

De 9 a 11 de novembro, Macapá sedia o Encontro Regional de Mediadores de Leitura da Expedição Vaga Lume. O evento reúne mais de 60 representantes voluntários das bibliotecas dos estados do Amapá, Pará e Maranhão, visando fortalecer a mediação de leitura e ampliar o acesso ao livro nas comunidades do campo. A abertura é às 8h30, e a formação prossegue durante todo o dia no Centro de Treinamento do Santos, na rodovia Duca Serra.


Falta de educação
cad6-douglaslimafotoprincipal
O Brasil sofre por não levar a educação a sério. Aliás, sofre por não ter educação. Os mandantes do país querem que a situação continue assim, para continuar mandando. Povo analfabeto ou pouco instruído é gado. Somos um país atrasado porque a nossa educação é fraca e não se investe o que deveria ser investido em pesquisas. Então, temos que enfrentar situações das mais vexatórias. Como na prova do Enem, por exemplo, um exame questionável. Serve de critério para o ingresso do estudante nas universidades, ingresso esse que não deveria ser assim, mas automático, se boa educação tivéssemos. Mas como é assim, o Exame Nacional do Ensino Médio vira caso de polícia. Vazou o tema da Redação: ‘Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Que tema maravilhoso, instigante. Jogado fora pela corrupção, fachada de um país sem educação. E se a intolerância religiosa existe de forma ostensiva no Brasil, é também outro efeito da nossa falta de educação.

Casamento coletivo
cad6-casamento1
Teve início nessa segunda-feira, 7, as inscrições para mais uma edição do ‘Casamento na Comunidade’. Os casais interessados em participar devem ir à Central de Conciliação do Fórum de Macapá, das 14h às 17h. As inscrições serão encerradas sexta-feira, 11. Esta edição prevê a união de até 150 casais. As despesas cartorárias com o casamento serão arcadas pelo Tjap e parceiros.
A cerimônia, que acontecerá dia 9 de dezembro, no auditório do Sebrae, encerrará o calendário 2016 do programa.
Para efetuar a inscrição, os nubentes precisam levar as vias originais dos documentos, especificamente a certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho ou passaporte.

Mais Médicos
A primeira medida para ampliar a participação de brasileiros no Programa Mais Médicos tem início nesta semana. O Ministério da Saúde lança, nesta sexta-feira, 11, edital para substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Ao todo, são mil novas vagas em 462 municípios, sendo 838 ocupadas atualmente por profissionais cubanos e outras 166 relativas à reposições de desistentes. A gradual expansão da quantidade de brasileiros foi um compromisso assumido pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, já no início de sua gestão.
A meta do governo federal é chegar a quatro mil substituições de médicos cooperados por brasileiros em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil participantes cubanos. Para isso, o Ministério da Saúde quer atrair os brasileiros ofertando vagas em locais que estão entre as opões mais escolhidas por esses candidatos nas últimas seleções e que, atualmente, são ocupadas por cubanos do 1° e 2° ciclos do Programa.


Deixe seu comentário


Publicidade