Super Lua
A Super Lua é um fenômeno que acontece quando a Lua está em fase cheia e se aproxima mais que o normal da terra. A Super Lua que teremos no dia 14 de novembro será a maior da década, e a maior do século até o momento. Ela estará tão próxima devido ao perigeu.
Orgulho x humildade
O angelim disse ao bambu: “Tu não tens sorte na vida. Os passarinhos não fazem seus ninhos contigo e basta um pouco de vento que tens que baixar a cabeça. Olha para mim! Eu fico sempre de cabeça erguida contra o sol, resisto como as montanhas e desafio os ventos. Para ti, cada pé de vento é uma tempestade, para mim cada tempestade é um pé de vento. Ainda mais: o Céu não te fez nascer ao abrigo da minha sombra. A natureza te fez nascer na beira dos igapós, no meio do vento e da lama”. Estava ainda falando, quando se levantou uma tempestade sem igual, com um vento que mexia com força todo o mato. O bambu não ficou muito prejudicado, baixou a cabeça, curvou as costas ao vento e resistiu. O angelim, porém, resistiu às primeiras rajadas, mas depois o vento acabou com a árvore: as folhas e os ramos voaram longe e as raízes ficaram no ar. Esse caso do angelim com o bambu não foi escrito por mim. Estou meio indisposto para concatenar palavras e pensamentos. Pois bem, Dom Pedro Conti escreveu ‘O angelim e o bambu’ para mostrar a diferença entre o orgulho e humildade. Escreveu também para introduzir uma homilia sobre a parábola das orações do fariseu e do cobrador de impostos. O bispo conclui, dizendo: ‘O cobrador de impostos não é um exemplo para nós pelos seus pecados, mas pela humildade e a sinceridade em reconhecê-los e, assim, poder ser perdoado. Dobrar a cabeça e pedir perdão a Deus e aos irmãos, que ofendemos e ignoramos, não é tão mal assim. É questão de vida plena na fraternidade ou de orgulho inútil na autocontemplação. Vida ou morte, como o bambu e o angelim”.
Rios de Cidadania
As equipes do Tjap, governo do estado, Prefeitura de Macapá, Marinha do Brasil, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Mazagão, Ministério Público e Defensoria Pública participaram de reunião sobre os preparativos para o programa Rios de Cidadania, que ocorrerá de 21 a 30 de novembro deste mês na região ribeirinha de Mazagão.
Esta será a segunda edição do Rios de Cidadania. Vai contemplar as comunidades do Ariramba, Ajuruxi e Furo de Mazagão.
O encontro realizado serviu para alinhar a organização dos trabalhos e as funções e responsabilidades de cada instituição durante a grande tarefa no município de Mazagão.
Batom Bacaba com gosto amapaense
Nesta sexta-feira, 11, haverá o lançamento do CD de Patrícia Bastos no Teatro das Bacabeiras. O público poderá aproveitar para apreciar exposições, a tradicional gengibirra e outros produtos característicos do Amapá. O show está marcado para as 21h, e terá participação especial da cantora Brenda Melo e do percussionista do quilombo do Curiaú, Nena Silva. O CD Batom Bacaba tem o patrocínio da Natura Musical, e foi produzido por Dante Ozzetti e Du Moreira.
A partir das 20h, na entrada do Teatro das Bacabeiras, haverá a exposição de produtos do Centro Cultural Raízes do Bolão, do Curiaú, como livros, instrumentos de percussão, artesanato, e ainda rodas de marabaixo e batuque. Camisetas e bijuterias com motivos e estampas que fazem referência à região, e bombons de chocolate com recheio de cupuaçu também estarão disponíveis, assim como a gengibirra, para degustação.
Deixe seu comentário
Publicidade