Douglas Lima

De pai pra filho

O nível de instrução dos pais é fator determinante na formação educacional dos filhos. Isso é o que mostra o estudo Suplemento de Mobilidade Sócio-ocupacional, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014, lançado ontem pelo IBGE.


Corrupção milenar
cad6-dotoprincipal
Dezembro de 1992. Escândalos no governo federal levaram o presidente da república, Fernando Collor de Mello, a ser destituído do cargo pelo Senado. Nas ruas, o povo comemorou e cantou o Hino Nacional com a certeza de que um novo Brasil estava nascendo. Ledo engano. O Brasil continuou sua trajetória de escândalos oficiais. Veio Fernando Henrique Cardoso com o Escândalo do Sivam e a Biopirataria. Depois entrou Lula, o desastre, o Mensalão. Dilma o sucedeu. Lava Jato. Impeachment. Descoberta da maior ladroagem existente no país em todos os tempos com as principais cabeças do governo envolvidas. Algumas já degoladas, outras a caminho da decapitação. Sabe-se que a corrupção continua, não só na área federal, mas também nos estados e em alguns municípios. No Feriado da República li ‘Morcegos Negros’, que conta as conexões de PC Farias, o que foi tesoureiro da campanha para a Presidência de Fernando Collor, e que morreu assassinado numa cena grotesca, com a amante Suzana Marcolino, na alcova, sobre a cama, nus. A leitura de Morcegos Negros foi que me inspirou esta crônica. Mas ontem também li o Salmo 12. Nele, é dito: “Os ímpios andam altivos por toda parte, quando a corrupção é exaltada entre os homens”. Essa passagem bíblica me dá certa tranquilidade, pois vejo que a corrupção não é só coisa de governos brasileiros. É mundial e vem de muito tempo. Pelo menos desde o século décimo antes de Cristo, quando viveu o Rei Davi, o autor dos Salmos.

Senador e imortal
cad6-douglaslimalive
Um das maiores personalidades políticas amapaenses, até agora, o senador Randolfe Rodrigues, reconhecido em todo o Brasil como um grande parlamentar, nesta sexta-feira, 18, ficará ainda mais imortal. É que lançará o terceiro livro escrito por ele. ‘Nunca pare de sonhar’ é o nome da obra que apresenta 48 textos publicados na imprensa amapaense e nacional, de 2010 a 2016.
A sessão de autógrafos ocorrerá, repito, sexta-feira, às 18h30 na livraria Leitura, que estará sendo inaugurada no Amapá Garden Shopping.
Um dos prefácios do livro é assinado pelo antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares, que diz: ‘O jovem senador não se deixou seduzir pelos atrativos hipnóticos… Randolfe expressa neste livro a ousadia de pensar com independência e agir com destemor’.

Compartilhamento de acesso à internet
Com o objetivo de compensar as limitações características do estado na oferta de serviços de acesso à internet sem aumentar as despesas para a instituição, o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap) e o Ministério Público Estadual do Amapá (MP-AP) acabam de estreitar ainda mais sua tradicional cooperação. Unidades judiciais do interior do estado, como as comarcas de Laranjal do Jari e Oiapoque, podem, a partir de agora, compartilhar seu link de dados.
Segundo o diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações do Tjap, Genner Moreira, se os usuários particulares, que usam menor fluxo de dados, têm problemas, instituições grandes como o Tjap e o Ministério Público sentem ainda mais essa limitação.


Deixe seu comentário


Publicidade