A Prefeitura de Macapá montou uma força-tarefa e realizou ação com moradores de rua nessa quarta-feira, 11, na Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), das 16h às 18h. A medida teve como foco reforçar o serviço social e de saúde para essa parcela da população, levando atendimento a profissionais do sexo, usuários de substâncias psicoativas, moradores de rua, dentre outros, visando o retorno desse público ao seio familiar.
As secretarias municipais de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e de Saúde (Semsa) foram as instituições responsáveis pela ação, que contou com dois ônibus que irão buscá-los em pontos já mapeados pela Semsa, onde os usuários do programa “Consultório na Rua” ficam alocados a maior parte do tempo.
A Semast proporcionará serviços socioassistenciais, como inclusão no Cadastro Único, inscrição nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e atendimentos a pessoas que foram vítimas de violência pelo fato de estarem em situação de risco.
A Semsa promoveu vários serviços de saúde. Na ação, a população teve acesso a consultas médicas, nas quais três médicos fizeram os atendimentos, consultas de enfermagem com atendimento de pré-natal para as mulheres que estiverem no início da gravidez, triagem com aferição da pressão arterial, verificação de glicemia e do peso corporal, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, consultas com psicólogos e assistentes sociais, e palestras.
Deixe seu comentário
Publicidade