Cerveja Artesanal está pronta para ser produzida e comercializada em Macapá
Marcelo Fiel uniu o gosto pela bebida, preferida entre os amapaenses, ao talento para negócios, e foi buscar conhecimentos no Instituto de Cerveja do Brasil, que tem parceria com a Universidade da Alemanha.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deferiu nesta terça-feira, 29, a solicitação de Registro para que a Cervejaria Artesanal Trina comece a produzir e comercializar cervejas em Macapá. O Mestre Cervejeiro e sommelien de cerveja, Marcelo Fiel, proprietário da marca, pretende colocar no mercado, ainda em dezembro, quatro tipos de cervejas, feitas a partir de receitas especiais, de sua autoria, com produtos que fazem a diferença no sabor. As cervejas estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de dezembro.
Marcelo Fiel uniu o gosto pela bebida, preferida entre os amapaenses, ao talento para negócios, e foi buscar conhecimentos no Instituto de Cerveja do Brasil, que tem parceria com a Universidade da Alemanha. Durante os estudos, ele se aperfeiçoou em todas as etapas do processo de produção da cerveja, conheceu as classificações, e apurou o paladar. “Quando voltei, vi que o mercado amapaense iria absorver esta novidade, e criei receitas com base em nossas tradições”.
Com capacidade para produzir 30 mil litros de cerveja artesanal por mês, a cervejaria foi montada em um espaço próprio, onde é feito todo o processo, da armazenagem dos ingredientes, aos testes de laboratório, produção da cerveja, fermentação, maturação, envasamento, rotulagem, e armazenamento das garrafas. Toda a identificação das cervejas foi pensada para valorizar seu local de origem, assim como a maioria dos ingredientes.
O grande diferencial é que ele não usado o cereal não maltado, nem milho transgênico ou arroz, muito comuns nas grandes cervejarias. “Aqui é de fato artesanal, usamos o puro malte e lúpulos. A partir da fórmula básica, produzo quatro cervejas. A Marabaixo é incrementada com casca de laranja, semente de coentro e gengibre; a Trina é à base de trigo; já a Santa Piedade, é uma pilsen; e a Neguinha contém malte achocolatado”, explica o Mestre Cervejeiro. Elas serão comercializadas em garrafas de 600ml.
Os cervejeiros terão ainda mais duas novidades no mercado. O Bier Trucks, que é um trailer específico para as cervejas, será um espaço para gastronomia, onde poderão ser apreciadas combinações harmoniosas entre cerveja e alimentos, e o Growler, que é uma tendência que estimula o consumo responsável, com a aquisição do líquido em uma embalagem retornável, que pode ser abastecido no próprio local de venda.
Mariléia Maciel
Fotos: Amilton Matsunaga
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