Alemanha quer acelerar acordo de livre comércio entre UE e Mer
Em momento de crise, Steinmeier defendeu estreitar parceria com Brasil.
Em visita ao Brasil, o ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou que o país tem interesse em acelerar as negociações para que o Mercosul e a União Europeia firmem um acordo de livre comércio entre os blocos. A maior abertura comercial vem sendo tratada há cerca de 15 anos e depende hoje de uma resposta do comando da UE, sediada na capital da Bélgica, Bruxelas.
Numa entrevista à imprensa após uma reunião com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, Steinmeier disse que o tema foi tratado num encontro que teve pela manhã com a presidente Dilma Rousseff. O ministro alemão informou ainda que a situação da Venezuela e da Argentina fez parte da conversa.
“De fato o tema foi referido nesta manhã na conversa com a presidente, tendo em vista os países vizinhos. Além da Venezuela, falamos da Argentina. A proposta brasileira está em Bruxelas, que deve fazer a avaliação para poder progredir. Nós vamos tentar o possível para que o processo seja acelerado”, disse Steinmeier.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou o teor da conversa e ressaltou que o Mercosul já apresentou suas ofertas para o acordo, que depende agora de Bruxelas.
“Posso concordar com o ministro Steinmeier para dizer que realmente continuamos a negociar. Há muitos anos estamos negociando, é verdade, mas estamos avançando. Hoje a presidente afirmou ao ministro que as ofertas do Mercosul estão prontas e estamos esperando neste momento uma reação de Bruxelas, a União Europeia que tem a vez de examinar, de apresentar suas propostas”, disse.
No início do ano passado, o então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, afirmou que o acordo envolve uma proposta conjunta com os demais países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).
Deixe seu comentário
Publicidade