Integrantes do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad/AP) reuniram-se nessa sexta-feira, 20, no auditório do Conselho Estadual de Educação (CEE), para discutir novas metas de formação continuada para educadores e avaliar o desenvolvimento do Programa Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Parfor).
Este é o primeiro encontro apresentado pelo Fórum e é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.
Segundo a coordenadora geral do Parfor da Ueap, Marineide Almeida, o principal objetivo é avançar na melhoria da formação continuada de professores. Ela explica que existem duas modalidades para a formação que são graduação de primeira licenciatura e graduação de segunda licenciatura que são cursos ofertados no período de férias dos docentes.
“O diferencial é que estamos apostando e trabalhando dentro das especializações em nível de mestrado e doutorado e pós doc via as instituições de ensino do estado, federal e o Instituto Federal do Amapá. A novidade é a parceria com as instituições de ensino privado, tudo pensado para dar mais qualidade a formação”, declarou.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, o fórum é um espaço amplo de discussões e investimentos na formação continuada dos professores e faz parte do compromisso com a política educacional do Amapá.
“Há uma necessidade de articulação diária e permanente envolvendo todos os membros do Fórum para que se defina a política de formação no Estado. E em nosso entendimento a Seed inicia a coordenação no Estado, contudo, temos que estar todos ligados no mesmo objetivo”, afirmou.
Na oportunidade, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) anunciou as áreas de qualificação dos professores que já estarão disponíveis para o primeiro e segundo semestres, dependo do curso escolhido pelo profissional.
Os cursos ofertados são partes online e presencial e corresponde à formação de bacharelado em administração pública, Licenciatura em sociologia, licenciatura em filosofia, especialização no Ensino da Matemática e especialização em docência para educação penitenciária.
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