Política Nacional

‘Governo federal ainda não percebeu a gravidade da crise’, diz Pimentel

Temer disse que vai negociar com cada estado para verificar as dificuldades e as possíveis contrapartidas.


“Eu creio que o governo federal ainda não percebeu a gravidade da crise nos estados”, disse o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), nesta quinta-feira (29), um dia após o presidente Michel Temer (PMDB) vetar parte do projeto de renegociação das dívidas estaduais.
Temer vetou o trecho que estabelecia um regime de recuperação fiscal, que, para ele, “tornou-se mais ou menos inútil”, já que as contrapartidas foram retiradas. Ao justificar no “Diário Oficial”, o presidente disse que, na forma aprovada pelo Congresso Nacional, a sanção integral ao projeto traria “elevado risco fiscal para a União”.
Entre as contrapartidas, estavam a aprovação de leis pelos estados para adiar reajustes de servidores, reduzir incentivos tributários e aumentar contribuição previdenciária dos funcionários públicos.
Em um áudio divulgado pela assessoria de imprensa do governador, Pimentel discordou das medidas propostas pela União. “Vamos continuar dialogando com o governo federal, com outros governadores, para buscar caminhos que possam ajudar os estados, porém, sem exigências descabidas”.


Deixe seu comentário


Publicidade