Polícia

Em 14 anos, Bope ganhou respeito e credibilidade da população

Segundo o secretário da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ericlaudio Alencar, o batalhão tem se engrandecido durantes esses 14 anos. “O Bope do Amapá é conhecido e reconhecido nacionalmente, pois é um dos batalhões de referência do norte e do nordeste do país, por conta do treinamento que recebe.


Em dezembro de 2016 o Batalhão de Operações Especiais (Bope) celebrou 14 anos de criação no Amapá. ainda sob o comando do coronel Jackson, uma formatura militar marcou a data de aniversário que contou com a presença de oficiais e praças militares, além de autoridades. Criado em 2002, o Bope tem a missão de combater diversos tipos crime organizado, terrorismo e ocorrências de grande vulto. Todos os militares são capacitados para executar missões especiais de acordo com cada companhia.

Segundo o secretário da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ericlaudio Alencar, o batalhão tem se engrandecido durantes esses 14 anos. “O Bope do Amapá é conhecido e reconhecido nacionalmente, pois é um dos batalhões de referência do norte e do nordeste do país, por conta do treinamento que recebe. O diferencial desta equipe é a força de vontade em busca de capacitação e aperfeiçoamento dentro do estado, e até mesmo fora”, comentou o secretário. No ano passado os militares do batalhão participaram do curso de Cinotecnia, Choque ligeiro e Antiterrorismo.

Atualmente, o Bope possui um efetivo de 157 policiais, dividido em quatro companhias: Rotam, Choque, Coe e Giro. A Rotam é uma companhia especializada em patrulhamento tático, e realiza patrulhamento nas ruas e locais com maior incidência de criminalidade.

O Choque é especializada em policiamento de grandes eventos, sempre atua em situações onde a ordem pública é ameaçada. Dentro da companhia de Choque tem o Canil, que dá apoio às unidades da Polícia Militar para a localização de entorpecentes em difícil acesso, usando cães farejadores.

O Coe é uma companhia de Operações Especiais, é especializada em localização de pessoas desaparecidas em ambiente de selva, além de serem especialistas em desmantelamento de artefatos explosivos.

O Giro é a tropa especializada no policiamento e patrulhamento usando motocicletas, e são capacitados para escoltar autoridades. A sociedade pode contribuir com o trabalho do Bope, fazendo denuncia via whatsapp (96-99192-2498). A identidade do denunciante será mantido em sigilo.


Deixe seu comentário


Publicidade