Batuqueiros do Banzeiro começam a ensaiar para os festejos dos 259 anos de Macapá
O músico Adelson Preto é o coordenador geral do projeto, que tem ainda o profissionalismo dos artistas Alan Gomes, Paulinho Bastos e Ricardo Iraguany.
Mais uma vez o Banzeiro do Brilho-de-Fogo homenageia Macapá e anuncia o início dos preparativos para o grande Cortejo que será no dia 4 de fevereiro, quando a cidade completa 259 anos. Os ensaios iniciam nesta sexta-feira, 20, e irão acontecer aos finais de semana, na Praça Floriano Peixoto, sob o comando dos coordenadores e instrutores que auxiliam os batuqueiros que integram o projeto, do qual fazem parte ainda as mulheres do Cordão das Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro.
Os ensaios são a complementação do processo de aprendizagem musical que iniciou a primeira turma em 2014, e atualmente conta com cerca de 250 batuqueiros que tocam caixas de marabaixo nos cortejos e apresentações. O projeto foi idealizado por músicos e fazedores de cultura, que sonhavam com uma orquestra de percussão que acompanhasse as músicas do cancioneiro regional que compõem o repertório do Banzeiro.
Contando com o apoio da Prefeitura de Macapá, o Banzeiro não tem fins lucrativos e é uma brincadeira cantada, que tem ainda a intenção de inserir social e culturalmente pessoas de toda classe social e idade. Além das oficinas de iniciação musical, o projeto proporcionou aulas de produção de instrumentos de percussão e adereços que compõem o conceito do projeto. As aulas das oficinas foram ministradas por instrutores, que continuam auxiliando os ensaios e introduzindo os batuqueiros na orquestra.
“Realizamos cortejos em dezembro e no aniversário de Macapá, acompanhando as programações dos festejos. A cada ano a orquestra ganha novos batuqueiros, açucenas, crianças para o Jardim e simpatizantes, que se encantam com a beleza cultural proposta no Banzeiro, que é uma vitrine viva da nossa cultura, desfilando ritmos, nossas tradições, levando a arte estampadas nos instrumentos e adereços, que foram criadas por artistas como Melissa Silva, Dô Sacaca, Elson Jacundá e Afrane Tavares”, disse Adelson Preto. (Mariléia Maciel)
Serviços
Ensaios para novos e antigos batuqueiros
Toda sexta-feira e sábado, a partir do dia 20/01
Local: Praça Floriano Peixoto
Hora: 19h
Cortejo
Data: 4 de fevereiro
Concentração e saída: Frente da antiga Igreja São José
Hora: após o término da missa de aniversário
Deixe seu comentário
Publicidade