Outra ação do 2º BPM que tem contribuído para redução dos índices de criminalidade na zona Norte de Macapá é a operação ‘Ônibus Seguro’. No ano passado eclodiu uma onda de assaltos ao transporte público que deixou temerosa a população. Em um único dia chegou a se registrar até dez ações criminosas.
Em março do mesmo ano o batalhão colocou em prática a operação. “Fizemos um mapeamento das áreas críticas, identificando que os crimes ocorriam, principalmente, nos bairros São Lázaro, próximo à ponte Sérgio Arruda, Novo Horizonte e loteamento Amazonas. A partir disso criamos um plano estratégico de atuação. Os resultados estão ai, no mês passado tivemos apenas um único registro de assalto a ônibus, e mesmo assim, de menor potencial ofensivo”, afirmou o tenente Liebert, diretor da divisão de Comunicação do batalhão.
A operação realiza barreiras em pontos estratégicos, faz abordagens a suspeitos, dentro dos ônibus e próximo às paradas, além de manter um canal aberto com os motoristas e cobradores. “Foi criado um código com os motoristas. Quando existe qualquer suspeita dentro dos ônibus, eles [motoristas] emitem sinais de luz que orientam as viaturas. Feita essa observação os policiais abordam o veículo e detém os suspeitos para averiguação”, concluiu o tenente Liebert.
Deixe seu comentário
Publicidade