Assalto em Santana termina com um suspeito morto e outro preso
Caso ocorreu na tarde de domingo. Um assaltante em fuga morreu em troca de tiros com a polícia. O outro fez mais de 10 pessoas reféns em um mercantil
Texto: Elden Carlos
Reportagem e fotos: Jair Zemberg
Um assalto frustrado por homens do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) resultou na morte de um dos suspeitos e na prisão do outro. A ação iniciou por volta de 14h30 de domingo (5) em um mercantil localizado no ramal do Delta, bairro Piçarreira, em Santana, município distante 17 quilômetros da capital, Macapá.
De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tenente coronel Paulo Mathias, Thiago da Silva dos Santos, de 19 anos, e Alan Carlos Mascarenhas Ferreira, de 17 anos, o ‘Alanzinho’, haviam rendido funcionários e clientes do estabelecimento.
“Pessoas que estavam no local perceberam o roubo em andamento e ligaram para o número 190. Uma viatura de área fez a primeira abordagem. Os suspeitos fugiam pelos fundos do mercantil quando houve a intervenção. O Thiago voltou para dentro do comércio onde fez mais de 10 pessoas reféns, inclusive, 4 crianças. No mesmo momento havia uma viatura do Bope em deslocamento para a área de crise. Foi quando o segundo suspeito acabou abordado. Ele atirou contra a equipe que revidou à injusta agressão, alvejando o menor. Ele ainda foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Emergências de Santana, mas não resistiu e morreu”, declarou o comandante.
Ainda de acordo com o coronel, Thiago – que era considerado foragido do Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein) – responde por roubo e tentativa de homicídio. Ele manteve as vítimas sob a mira de um revólver calibre 38 por quase três horas.
“Durante a crise esse elemento efetuou três disparos dentro do comércio. Na verdade ele não tinha o mínimo conhecimento no manuseio da arma. Os disparos foram na verdade acidentais, tanto que um deles atingiu o próprio pé do suspeito. Isso nos causou mais preocupação pelo fato de que ele poderia matar uma das vítimas a qualquer momento, mesmo involuntariamente”, complementou.
A negociação avançou, sendo que por volta de 17h as primeiras vítimas começaram a ser liberadas. Ferido, Thiago entregou a arma e se rendeu. Ele foi levado inicialmente ao hospital para atendimento, mas depois foi apresentado na 1ª Delegacia de Polícia Civil onde ocorreu o indiciamento.
A polícia apreendeu as duas armas usadas pelos criminosos. Os objetos e dinheiro roubados também foram recuperados. O corpo do assaltante morto foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) para ser necropsiado.
Deixe seu comentário
Publicidade