A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), da Prefeitura de Macapá, está intensificando, desde essa sexta-feira, 6, as fiscalizações nas lavagens de carros que operam na capital. O objetivo é identificar quantos empreendimentos exploram o serviço no município e realizar o controle ambiental da atividade, potencialmente poluidora e que por isso o funcionamento deve ser adequado, conforme normatização ambiental.
A água oriunda da lavagem dos veículos contém substâncias tóxicas capazes de gerar graves danos ambientais, como a contaminação doméstica de lençóis freáticos, rios, lagos e mares. De acordo com secretário municipal de Meio Ambiente, Herialdo Monteiro, trata-se de uma fiscalização preventiva: “Verificaremos o documento da área, a documentação pessoal do proprietário do empreendimento e se ele está obedecendo à normatização estabelecida em lei para a exploração do serviço”.
Caso o estabelecimento não esteja de acordo com o que preconiza a normatização ambiental, o responsável pelo estabelecimento será notificado a comparecer a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para receber orientações técnicas e de regularização para exploração do serviço. Em caso de reincidência e do não comparecimento do proprietário, a fiscalização passa a ser repreensiva, com aplicação de procedimentos administrativos, que vai da interdição do estabelecimento, multa, até a prisão do proprietário.
Deixe seu comentário
Publicidade