Ano letivo começa com problemas na rede estadual de ensino
Em mais de 60% das escolas que iniciam o ano letivo existem problemas de infra-estrutura. Seed busca alternativa para recuperar essas escolas em curto espaço de tempo
Teve início nesta segunda-feira, 9, o ano letivo nas escolas da rede pública estadual. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o início do calendário escolar está dentro do previsto, mas também confirma problemas na estrutura física de grande parte das escolas, sendo que em algumas delas o ano letivo ainda não inicia nesta segunda-feira. O levantamento revela que esses problemas estruturantes afetam mais de 60% dos educandários.
A Seed informou que o problema ocorreu em face do bloqueio das contas dos caixas escolares, mas que na semana passada houve um acordo entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Justiça do Trabalho, o que resultou no desbloqueio. Com isso, o estado repassou à Seed R$ 6,2 milhões que serão empregados na manutenção das escolas, na aquisição de alimentos e no pagamento do transporte escolar.
Desse total R$ 1,5 milhão foram para a manutenção dos educandários, R$ 3 milhões para o pagamento do transporte escolar e R$ 1,6 milhão para o pagamento da merenda. Quanto às ações trabalhistas ingressadas por trabalhadores da Unidade Descentralizada de Execução da Educação (UDE) foram direcionadas à 4ª Vara do Trabalho, em Macapá.
Outro ponto judicializado que foi sanado está relacionado aos professores concursados de 2012. O governo do estado acatou decisão judicial, assegurando que 238 dos mais de 1 mil classificados sejam incluídos nos contratos temporários até a homologação da efetivação do concurso.
Eles devem se juntar aos demais professores chamados para suprir a demanda, já que no final do ano passado o governo autorizou mais de mil licenças prêmio, causando sérios transtornos em 2015. Os professores que se licenciaram são, principalmente, da área de ciências exatas.
Deixe seu comentário
Publicidade